Principais KPIs para e-commerce que você precisa acompanhar
Nos últimos anos, as vendas online aumentaram consideravelmente, especialmente com a mudança de costumes provocada pela COVID-19, que forçou o distanciamento dos consumidores dos shoppings e lojas de rua. Assim, o e-commerce tem crescido e se modificado rapidamente. E o Brasil é o país onde o e-commerce mais cresce. Segundo uma pesquisa de junho do ano passado, o modelo de negócio cresceu 16% em relação a 2021. É essa relevância do mercado digital que deve abrir os olhos dos gestores para o acompanhamento dos KPIs para e-commerce.
Os KPIs para e-commerce, ou de forma mais simples, os indicadores de desempenho e performance são as métricas que indicam a saúde do negócio no mundo virtual. Eles apontam qual a taxa de conversão, qual o valor de investimento e o retorno, o valor do ticket médio e muito mais! É com esse panorama que as empresas conseguem traçar mudanças ou potencializar as estratégias que mais dão lucro à marca.
Promover os melhores resultados depende, é claro, de um compromisso: o de gerenciar as vendas do e-commerce com base em dados, focando as análises de desempenho nos indicadores (KPIs) mais relevantes.
Pensando em deixar esse assunto mais acessível para você, listamos abaixo os principais KPIs para e-commerce. Neste artigo, além de entender a função de cada indicador, você terá dicas de como analisar os dados em profundidade, ampliando sua visão sobre a estratégia comercial. Continue a leitura e saiba como usar os KPIs para e-commerce a seu favor!
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KPIs para e-commerce: o que significam?
Os KPIs para e-commerce são indicadores de desempenho para análise. O mesmo acontece para diversos setores da economia, incluindo as lojas físicas. A diferença é que KPIs para e-commerce tem a vantagem da acessibilidade dos dados, uma vez que as tecnologias mais modernas e os softwares de gestão e marketing trazem essas informações em plataformas bastante intuitivas.
Além disso, vale destacar que cada métrica pode ser composta por diversos indicadores-chave de performance, ou KPIs (Key Performance Indicators, na sigla em inglês).
Os KPIs para e-commerce são dados ligados a períodos e metas específicas. Por exemplo: o tráfego do e-commerce (métrica) pode ser estimado pela análise do número de visitantes, taxa de rejeição e outros índices (KPIs), calculados com base em dados anteriores ou pré-determinados.
Em resumo, os KPIs para e-commerce permitem medir o sucesso da sua estratégia de marketing digital e comercial. O melhor é que, ao planejar sua estratégia comercial, você pode especificar formas de monitorar o progresso das suas ações e acompanhá-las de perto, sabendo o que dá certo e o que precisa ser aprimorado.
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7 KPIs essenciais para e-commerce e como avaliá-los
A análise de KPIs para e-commerce identifica com precisão o valor gerado pelo seu negócio. Além disso, ela aponta caminhos para tornar o seu empreendimento mais lucrativo.
Conheça abaixo 7 dos principais KPIs para e-commerce e monitore o desempenho da sua loja!
1. Fluxo de visitantes no site
A quantidade de pessoas que visita sua página em determinado período é o principal KPI de tráfego para o e-commerce. Este indicador baliza a performance de estratégias para atrair clientes, como e-mail marketing, anúncios em redes sociais e campanhas de mídia programática.
Uma dica para qualificar a análise é observar também as principais fontes de conversão. De onde vem a maior parte dos acessos? Quais canais geram mais visitas resultando em compras?
2. Quantidade de vendas
Outro dos KPIs para e-commerce é o número de vendas. Ele, inclusive, é o mais conhecido pelos gestores, que focam nos indicadores de receita.
Existem duas formas de calcular esse percentual. O número de vendas pode ser calculado pela quantidade (total de pedidos feitos no período) ou valor monetário (total faturado no período). Vale a pena gerar ambos os dados, que, entre outros benefícios, ajudam a avaliar o apelo das ofertas, calcular o ticket médio e o funcionamento do site.
3. Taxa de conversão
Para calcular mais um dos KPIs para e-commerce, a taxa de conversão, basta fazer uma conta simples:
Taxa de conversão (%) = (Número de pedidos ou ações realizadas / Número de visitantes no site) x 100
Com base no número de visitantes do site que falamos lá no início, a taxa de conversão estima quantos efetivamente compraram algum produto ou realizaram uma ação relevante para a sua estratégia.
A métrica serve tanto para vendas de produtos quanto para conversões de visitantes em leads, ou de leads em oportunidades. Por esse motivo, este é um KPI essencial para acompanhar o fluxo do seu funil de vendas, orientando ações comerciais, de marketing e relacionamento.
4. Retorno sobre investimento (Return Over Investment, ROI)
O ROI é o KPI mais básico para a estimativa de lucro do e-commerce. O cálculo pode avaliar tanto o desempenho da loja em geral quanto a performance de estratégias e ações específicas. Campanhas de marketing com foco em conversão são especialmente adequadas para a aplicação deste indicador.
Para calcular este indicador, basta fazer o cálculo abaixo:
ROI (%) = ([Receita – Custo] / Custo) x 100
Dica: Algumas ferramentas de automação em marketing, como a Push Notification, Push Mail e Push On Site do Pushnews são capazes de gerar uma taxa de retorno de investimento — ROI até 15 vezes maior — simplesmente por impactar o cliente certo no momento certo? Veja aqui.
5. Custo de aquisição por cliente (CAC)
O CAC, ou custo por aquisição de cliente, estima a média de dinheiro investido necessário para converter um visitante, lead ou oportunidade em cliente do seu e-commerce.
Este é um dos KPIs para e-commerce que abraça diversos investimentos ao longo do funil de vendas, como remuneração dos colaboradores, custos com cursos, aquisição de softwares e ferramentas de automação, produção e distribuição de conteúdo, entre outros exemplos. Além disso, ele também calcula o gasto para cada anúncio gerar um lead qualificado.
Para calcular, faça a seguinte conta:
CAC ($) = Soma dos investimentos feitos na estratégia / Número de clientes adquiridos
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6. Ticket médio
O ticket médio estima quanto seus clientes gastam a cada compra no seu e-commerce. Estes KPIs para e-commerce influenciam tanto o número de vendas realizadas quanto o CAC: se o ticket médio é alto, a loja não terá problemas se receber menos pedidos, ou investir mais na aquisição de clientes.
Após calcular o ticket médio, você pode retirar este valor do CAC para ver qual a vantagem do seu negócio. Se o saldo for azul, seus consumidores estão deixando no site um valor que compensa o que você investiu para convertê-los. Caso contrário, você está perdendo dinheiro e terá que rever suas estratégias de marketing e vendas.
Saiba como calcular o ticket médio:
Ticket médio ($) = Faturamento total / Número de pedidos
7. Taxa de saída
Esse é um dos KPIs de e-commerce gerados pelo Google Analytics, a taxa de saída aponta a rejeição de uma página específica ou de um grupo de páginas.
Os motivos que tornam a taxa de saída um problema são os mesmos que aumentam a taxa de rejeição do e-commerce, que indica problemas com a performance do site. No entanto, além de sinalizar problemas na performance do site, este KPI ajuda a medir o abandono do carrinho de compras.
Se a métrica apontar para saídas rápidas, considere o que pode estar ocasionando a desistência nesta etapa do funil de vendas. Talvez seja o caso de investir em estratégias que resgatam carrinhos abandonados, como o Push Notification do Pushnews, uma ferramenta focada em trazer de volta aquele cliente que não finalizou a compra. Com o recurso, você também alcança usuários anônimos na campanha de recuperação — pois a maioria abandona a compra sem estar logado — e ainda consegue personalizar as notificações automáticas de acordo com a cadência que considerar melhor.
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Saiba como melhorar os números dos KPIs para e-commerce
Viu a importância de metrificar seus resultados? Com os KPIs para e-commerce você consegue ter uma visão geral do funcionamento das suas estratégias e consegue aprimorá-las sempre que necessário!
E é para isso que nós estamos aqui! Para que você metrifique seus KPIs e fique satisfeito com os resultados. O Pushnews tem diversas soluções que contribuem para melhorar os seus indicadores de desempenho, como:
- Push OnSite: Com a ferramenta, você pode fazer anúncios dentro do próprio site e direcionar o público para as páginas mais rentáveis, ajudando, assim, a aumentar a taxa de conversão.
- Push Notification: As notificações na área de trabalho são uma ótima oportunidade de atrair mais visitantes para o seu site, contribuindo para o aumento de fluxo, além de permitir o rastreio de abandono de carrinhos, o que também pode melhorar a taxa de conversão do seu negócio e a taxa de saída ou rejeição das suas páginas.
- Push Mail: Ao enviar e-mail marketing direcionado ao público, você pode criar campanhas que incentivam a compra de um determinado produto, avançando no valor do ticket médio e aumentando a quantidade de vendas, outro indicador muito importante para qualquer gestor.
Como você viu, o Pushnews pode ajudar muito a melhorar os principais KPIs do seu e-commerce. Comece agora um teste gratuito e veja como é fácil configurar e usar nossa ferramenta de notificações.
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