Ferramentas de marketing

Ferramentas de marketing para 2023: conheça as principais agora mesmo!

O avanço das tecnologias dentro da área do marketing tem se intensificado nos últimos anos. Além das estratégias convencionais, os profissionais do setor precisaram se adaptar e aprender sobre dados, anúncios, redes sociais, influenciadores e muito mais. Tudo para impulsionar negócios e alcançar os objetivos das empresas gastando menos. Agora, em 2023, as ferramentas de marketing, junto com a automação e a inteligência artificial são as principais apostas para continuar alavancando as vendas. 

Elas estão em alta porque conseguem atingir um público grande, agilizando processos de atendimento e padronizando as conversações para que os clientes se sintam bem acolhidos pela marca. Além disso, as automações, como as ferramentas do Pushnews, conseguem disparar mensagens com gatilhos para várias pessoas ao mesmo tempo, direcionando para as melhores páginas, ajudando a reverter carrinhos abandonados e oferecendo um relacionamento mais próximo dos consumidores.

Continue a leitura deste artigo, saiba as vantagens das ferramentas de marketing, conheça 9 delas para 2023 e saiba como usá-las!

Quais são as vantagens das ferramentas de marketing?

As ferramentas de marketing podem solucionar diversos gargalos no dia a dia do setor. Mas, para além da solução de problemas, as ferramentas e aplicativos são criados com o intuito de otimizar os resultados das ações e economizar os recursos das empresas.

 Entre as principais vantagens das ferramentas de marketing, estão:

  • Agilidade: as ferramentas, ao serem automatizadas, proporcionam resultados mais rápidos, inclusive no atendimento. Isso filtra os possíveis clientes para que eles sejam direcionados para as melhores páginas de acordo com os seus interesses ou com as estratégias da empresa. Além disso, a partir de um contato robotizado inicial, eles podem ser encaminhados aos melhores especialistas da sua empresa. 
  • Alcance: o alcance das ações feitas manualmente ou sem impulsionamento são limitados. Mas saber utilizar as ferramentas que proporcionam disparo em massa ou anúncios faz com que o número de pessoas impactadas pelo seu produto, serviço ou solução seja potencializado exponencialmente.
  • Economia: além do alcance aumentado, as ferramentas de marketing proporcionam economia, são bem mais baratas do que investir em mídia OFF, por exemplo, ou em comerciais de televisão, ou jornais. 
  • Análise: Essa é uma das grandes vantagens das ferramentas de marketing. Por serem digitais, elas possibilitam a coleta, armazenagem e análise dos dados, mostrando, assim, se os resultados foram satisfatórios, superados ou se as estratégias precisam ser repaginadas.

Isso para falar apenas dos benefícios indiretos porque, é claro, o principal objetivo das ferramentas de marketing para 2023 é justamente fazer com que você venda mais e tenha um crescimento constante. 

Vamos conferir as 9 ferramentas de marketing de 2023 para usar no seu e-commerce?

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9 ferramentas de marketing para 2023: conheça agora e aproveite!

Ferramentas de marketing

Já pegue seu bloquinho para anotar as 9 ferramentas de marketing que prometem revolucionar a área este ano! Bora lá?

1. Sistema de informações de marketing (S.I.M.)

O sistema de informações de marketing (S.I.M) é uma das ferramentas de marketing que direciona pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, classificar e analisar dados que justificam a tomada de decisão do marketing da empresa.

Assim, é mais tranquilo para os responsáveis pelo marketing criarem estratégias mais assertivas, com chances de sucesso aumentadas.

O S.I.M utiliza dados internos e externos a empresas. Além disso, pode coletar informações sobre clientes, como hábitos, necessidades e preferências, por exemplo.

2. Chatbot

Chatbot é uma das ferramentas de marketing que utiliza um robô para interagir de forma automática com os consumidores.

É um mecanismo que pode ser utilizado de várias formas, como:

  • Ajudar no cadastro;
  • Sanar dúvidas básicas de usuários, leads e clientes;
  • Atender inicialmente direcionando o cliente para o site posteriormente.

Usar o Chatbot em seu site ou blog pode ajudar a ter um engajamento maior dos seus visitantes.

Apesar dos benefícios, vale destacar que é sempre bom ter a opção de conversar com um atendente real, porque alguns clientes não gostam e até se irritam com o chatbox.

3. Servqual

O Servqual é uma ferramenta que permite mensurar a qualidade do serviço oferecido pela sua empresa, tomando como base a percepção do cliente uma vez que ele efetua a compra.

A ferramenta pode ser aplicada por meio de um questionário realizado com o cliente em um primeiro contato, em que ele avalia os tópicos que considera mais importantes para a qualidade de um serviço.

Em uma segunda entrevista, a conversa é dedicada a avaliar em escala numérica diversos tópicos do seu negócio.

4. CRM (Customer Relationship Management)

O Customer Relationship Management (CRM), ou gestão de relacionamento com o cliente, é um software que centraliza as estratégias de vendas no cliente.

Em outras palavras, é um modo de firmar uma parceria de longo prazo com o cliente, sempre priorizando a sua satisfação e fidelização.

Em uma reportagem para a revista Forbes, Jason Kulpa, especialista na área, confirma que o CRM resulta em aumento de lucros para um negócio.

“Uma ferramenta de CRM cria uma interface de usuário simples para uma coleção de dados que ajuda as empresas a reconhecer e se comunicar com os clientes de maneira escalonável”, afirmou o autor.

5. CRO

Ferramentas de marketing

Conversion Rate Optimization (CRO), otimização de conversão, em português.

Na prática, significa um conjunto de ações que visam conduzir o usuário a uma ação, como uma compra ou cadastro, por exemplo.

De maneira geral, essa é uma das ferramentas de marketing bastante centradas no usuário, utilizando como medida o seu comportamento quando está experienciando o seu site.

6. Hootsuite

Esse mecanismo está na lista de ferramentas de marketing para 2023 porque é ótimo para captar influenciadores digitais, gerenciar perfis de mídias sociais, captar clientes em potencial, agendar postagens nas redes e saber o que os usuários estão falando da sua marca.

O Hootsuite é, além de tudo, uma ferramenta completa que fornece insights relevantes para a tomada de decisões mais assertivas.

Ela permite a automatização de tarefas e, consequentemente, o ganho de produtividade. Também permite que você saiba quais estratégias estão performando melhor e quais mudanças no planejamento de marketing são necessárias.

7. Ubersuggest

O Ubersuggest é essencial. É uma das ferramentas de marketing para quem lida com search engine optimization (SEO), ou otimização para motores de busca.

É possível buscar palavras-chave, analisar a concorrência de cada termo e ainda obter insights relevantes para utilizar no marketing.

Mas também há outras ferramentas que você pode utilizar para SEO, como o SEMrush e o Google Ads na funcionalidade de planejamento de palavras-chave.

8. Chat GPT

O Chat GPT (a sigla GPT em inglês representa Generative Pre-Trained Transformer), se assemelha à um chatbot. No entanto, ao começar a conversa com a inteligência artificial do Chat GPT, é possível perceber a complexidade e nível avançado em que a tecnologia se encontra. Além disso, as respostas do Chat GPT para as entradas do usuário são totalmente geradas a partir da inteligência artificial, lembrando que o sistema vai aprendendo e moldando suas respostas futuras com base nas percepções de respostas passadas.

É possível utilizar o chat para outras funcionalidades, como para ter ideias de novos conteúdos e para gamificar a experiência do usuário no site.

9. Notificação por Pushes do Pushnews

E por fim, a última tendência de ferramentas de marketing da nossa lista só poderia se tratar deles: os pushes. Os pushes são formas automáticas de enviar notificações, fazer anúncios, mandar sms ou mesmo email para engajar os clientes.

Na Pushnews, oferecemos quatro ferramentas de marketing que automatizam os processos. São elas:

  • Push Notification: Para você enviar pushes mobile ou na área de trabalho do cliente, avisando das novidades ou das suas principais notícias. Também tem a versão que ajuda a reverter abandono de carrinho, conseguindo dados dos clientes que desistiram das compras, inclusive os que não estavam logados no seu site. 
  • Push OnSite: essa é uma das ferramentas de marketing mais úteis, pois faz com que você consiga direcionar dentro do e-commerce anúncios que levam às páginas mais rentáveis. 
  • Push Mail: é para enviar aquela novidade exclusiva, fazer um lembrete sobre promoções ou dar descontos únicos. É o famoso e-mail marketing. 
  • Push SMS: A taxa de abertura do SMS chega a 99%. Invista nisso! Tenha uma relação próxima com o cliente com o push sms. Envie mensagens de felicitação por aniversário, cupons de desconto, alerta de promoção ou cashback. Crie estratégias de relacionamento, faça avaliação de pós-venda e diga que sente saudades. 

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Tenha as melhores ferramentas de marketing com a Pushnews!

E aí, gostou da nossa lista de ferramentas de marketing para 2023? Viu o potencial dos pushes ao serem utilizados em estratégias com outras ferramentas que apresentamos aqui? 

Então, fale com um dos nossos especialistas agora mesmo, peça o seu trial para envio de pushes automáticos e atinja o público certo na hora certa! Incremente suas vendas, reverta abandono de carrinho e se aproxime dos clientes para impulsionar os seus negócios. 

Aqui você também pode encontrar mais informações sobre os produtos. Ah, e aproveite para acompanhar nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.