Carrinho abandonado: como resgatar os clientes pós-Black Friday
A Black Friday acabou e você está contente com os resultados? Ótimo! Mas, você sabia que, da maneira certa, a sua Black Friday ainda pode continuar? Com a recuperação do carrinho abandonado, os efeitos desse dia tão importante ecoam semanas depois e aumentam a sua lucratividade. E se, como muitas lojas, você não teve os resultados esperados, ainda dá para mudar esse cenário.
Neste artigo, você vai saber tudo sobre carrinho abandonado, motivos para desistência de compra e como reverter isso. Você também conhecerá a solução do Pushnews, que tem demonstrado 100% de eficiência para converter carrinho abandonado: a Push Notification.
Boa leitura!
O que é carrinho abandonado?
O carrinho abandonado é uma analogia aos carrinhos de supermercado cheios de produtos que nunca passaram pelo caixa.
No e-commerce, acontece a mesma coisa. O cliente entra no seu site, se interessa pelo seu produto ou solução, coloca os itens no carrinho, mas na hora de efetuar o pagamento, simplesmente desiste, deixando o histórico registrado em sua conta.
Segundo uma pesquisa, quase 70% dos clientes que navegam no seu perfil, desistem de comprar na hora H.
Na Black Friday, com o aumento de fluxo por conta de anúncios e descontos, essa taxa de carrinho abandonado pode ser ainda maior. Em um ano em que a Black Friday teve um rendimento abaixo do esperado, essa pode ser a oportunidade de aumentar a lucratividade.
Mas caso você não tenha seguido essa tendência de baixa e considerou que as metas foram batidas, já pensou quanto mais você poderia ganhar ao reverter um carrinho abandonado desse tanto de cliente?
Isso é possível e mais fácil do que parece. Confira abaixo os principais motivos que levam ao carrinho abandonado e saiba como mudar essa realidade.
Por que o cliente pratica carrinho abandonado?
O carrinho abandonado pode ter muitas razões, especialmente em momentos de alto tráfego, como é o caso da Black Friday. Veja quais são os principais motivos para que isso aconteça.
Empolgação inicial
Muitas vezes, o cliente não sabe exatamente o que deseja comprar, mas acaba no seu site por ter sido impactado por algum anúncio ou desconto.
Ele começa a navegar e encontrar diversos itens que gostaria de ter, mas no fim se dá conta de que nada é suficientemente necessário para que ele, de fato, finalize a aquisição naquele momento.
Falta de transparência
Se o cliente percebe que o seu site não é confiável, ou se ele sabe que você não está ofertando descontos reais, a chance de abandono de carrinho acontecer é enorme. Por isso, jamais utilize de manobras pouco transparentes para atrair visitantes e compradores.
Explicação insuficiente
Um produto sem as explicações necessárias tem uma chance muito maior de permanecer em um carrinho abandonado. Preze pelo máximo de informação possível dos produtos ou soluções. Invista em qualidade nas fotos e descrições.
Relacionamento escasso
Como a sua marca trata o cliente no pré e pós-venda? A experiência é positiva? Essa pode ser uma das razões do carrinho abandonado. Se o cliente não sente que é importante, pode acabar desistindo da compra apenas por isso.
Público sem engajamento
Outro problema que leva ao carrinho abandonado é trazer pessoas de fora para dentro do seu e-commerce. Isso não é necessariamente ruim, pois torna o seu negócio mais visível. Mas, acima disso, é preciso que a mensagem certa chegue às pessoas certas, que realmente tem interesse em comprar a sua solução ou produto.
Isso pode ser feito de várias formas, inclusive com uma boa gestão de tráfego pago e anúncios, mas, uma forma mais eficiente é chegando direto na área de trabalho do seu consumidor com notificações e descontos interessantes ao público almejado.
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Como reverter o carrinho abandonado da Black Friday?
Agora que você já sabe quais as principais razões que levam ao carrinho abandonado, está na hora de entender como reverter essa situação e aumentar a lucratividade da sua Black Friday.
1- Tenha um site fácil de navegar
Invista na usabilidade do seu site. É essencialmente necessário que o cliente se sinta bem navegando por lá, encontrando facilmente as informações que precisa e confiando no que está disposto.
2- Invista em conteúdo personalizado
Que tal enviar um e-mail para o cliente falando dos benefícios dos produtos que constam no carrinho abandonado? Assim, ele pode despertar para a necessidade de adquirir aqueles itens que já tinha demonstrado interesse. Nesses casos, é importante apostar nos gatilhos mentais, como urgência, escassez e exclusividade.
3- Atinja o público certo na hora certa
Outra forma de reverter o carrinho abandonado é chegar ao consumidor na hora certa. Com as notificações na área de trabalho, por exemplo, o usuário fica instigado a clicar nas pushes e é nessa hora que você pode oferecer um desconto à mais (além da Black Friday) para cativar o cliente e reverter o carrinho abandonado.
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Vantagens de usar a Push Notification para reverter abandono de carrinho
Para criar a campanha que vai verdadeiramente reverter o carrinho abandonado, a Push Notification, solução do Pushnews, disponibiliza uma ferramenta focada em trazer de volta aquele cliente que não finalizou a compra, mudando a realidade do abandono de carrinho do seu e-commerce.
Mas não é só isso!
Com essa ferramenta, você alcança usuários anônimos na campanha de recuperação — pois a maioria abandona a compra sem estar logado — e ainda consegue personalizar as notificações automáticas de acordo com a cadência que considerar melhor.
Tudo isso pode gerar ainda uma taxa de retorno de investimento — ROI até 15 vezes maior — simplesmente por impactar o cliente certo no momento certo.
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