4 dicas de otimização para push notifications

Para maximizar os resultados da sua estratégia, é preciso saber otimizar as suas push notifications. O modo como as mensagens são escritas, os horários de envio das mensagens, e métricas para conhecer os resultados são fatores fundamentais a serem observados. Confira algumas dicas de otimização para push notifications.

  1. Escreva mensagens atrativas e que ofereçam valor

As mensagens enviadas nas push notifications têm um limite de caracteres, tanto para o título como para o subtítulo. A sua mensagem deve ser curta e apelativa, deve ser capaz de despertar o interesse do usuário de modo efetivo. A proposta fundamental da sua mensagem deve ser fazer o usuário clicar, agregando algum tipo de valor e oferecendo a expectativa correta. Veja como fazer a sua mensagem funcionar melhor:

  • Seja claro: mensagens vagas e genéricas não vão despertar a atenção do usuário a ponto de fazê-lo parar o que está fazendo para clicar. Além disso, você está disputando a atenção do usuário com muitos outros pontos de interesse na internet. Mas atenção: não seja misterioso, não lance enigmas e nem escreva textos complexos que exijam muita reflexão. Seja claro, objetivo, interessante e agregue valor!
  • Seja direto e conciso: diferentes plataformas oferecem um limite diferente de caracteres para as push notifications, mas todas estarão entre 40 a 120 caracteres. Você deve conseguir transmitir o valor mais importante da sua mensagem dentro deste limite de texto.
  • Crie senso de oportunidade: de acordo com estudos no campo da psicologia, as pessoas se sentem mais motivadas, quando há um senso de oportunidade, em outras palavras, a ideia de uma potencial perda ou ganho. Transmita a ideia de urgência, de escassez de tempo para aproveitar essa oportunidade. Se uma promoção tem tempo limitado de duração, ou se restam poucas vagas para um evento, use essa informação para criar esse senso de oportunidade, por exemplo.
  • Use aprovação social: a aprovação social pode ser utilizada para aumentar o click rate das suas push notifications. Quando você diz que um grande número de pessoas aderiu a uma ideia ou aproveitou uma oferta, você está passando uma mensagem de credibilidade, e validando a oferta para o usuário.

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2. Envie push notifications em horários adequados

As push notifications requerem uma resposta imediata dos subscribers. Se você fala com audiências que estão em fusos horários diversificados, é importante agendar o envio das suas mensagens em horários adequados a cada fuso. Além disso, é importante também adaptar a mensagem ao horário de envio. Se o seu site envia horóscopos diários, por exemplo, enviar uma push no fim do dia não irá ajudar muito os seus usuários, afinal ele quer saber quais são as previsões para aquele dia que começa.

3. Não bombardeie os seus subscribers 

Provavelmente, um dos aspectos mais importantes de otimização dos seus envios de push notifications é a frequência das suas mensagens. Como as push notification são um canal de comunicação de alto engajamento e impacto, você precisa ter cuidado para não saturar os seus subscribers. As push notifications são uma tecnologia recente, por isso não temos informações precisas sobre qual a frequência ideal de envios. Por isso, é preciso ter muito cuidado e ir acompanhando os resultados para saber equilibrar os envios e não sofrer rejeição. Tenha como referência o click rate, bounce rate, o tempo em página e opt-outs depois dos envios.

4. Fique de olho no click rate

A principal métrica que podemos usar para mensurar a performance das nossas push notifications é, sem dúvidas, o click rate. Se temos um click rate alto, significa que estamos conseguindo passar a mensagem da forma certa para chamar a atenção dos usuários. Medimos o click rate calculando o percentual de pessoas que clicaram na push ante o número de push que foram entregues. As demais métricas, podem ser definidas de acordo com os seus objetivos, como por exemplo, a taxa de conversão em venda.

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Fonte de referência: The complete guide to website push notifications for e-commerce