Notificação Push: conheça os benefícios da ferramenta
Você provavelmente lida com dezenas de notificações por push em seu celular. São aqueles alertas que aparecem quando alguém envia uma mensagem no WhatsApp ou o seu canal preferido publica um novo vídeo no YouTube. Você sabia que é possível instalar um recurso como esse em seu site?
Trata-se de uma ferramenta altamente valiosa para impactar o seu público de forma direta e pode trazê-lo de volta para o seu site para conferir alguma novidade.
Essa estratégia tinha uma limitação que hoje já foi resolvida. Todos os navegadores de internet são compatíveis, ou seja, suportam o recurso de notificações por push. Isso significa que você pode implementar essa técnica de campanhas tanto para smartphones quanto para computadores. Basta convencer o seu visitante a ativar o recurso com uma proposta clara de valor e começar a enviar suas notificações.
Ainda não se convenceu? Então, veja a seguir os principais benefícios de usar notificações por push em seu site.
O que são notificações push?
Criado pela Apple com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, mantendo-o atualizado em relação a temas e sites que ele tem afinidade, as notificações push são como pop-ups que pulam na tela para lembrar de algo ou contar sobre uma novidade.
Com o passar do tempo, essa tecnologia passou a ser acessível também para Androides e computadores que não eram da Apple. Isso deixou o recurso de notificação ainda mais interessante. Além de possibilitar a criação de campanhas com envio automático, o importante é que a mensagem é enviada diretamente para a tela, seja do celular ou do computador.
Como funciona essa ferramenta?
Normalmente esse serviço é oferecido por uma plataforma, como acontece também para disparos de e-mail marketing. Ao contrário da estratégia anterior, as notificações push são naturalmente anti-spam. Isso porque o usuário precisa permitir o uso e, caso decida, pode desativar o recurso.
Sendo assim, podemos dizer que uma campanha por push acontece em 4 passos:
- você instala uma tag (semelhante ao código do Google Analytics);
- cria uma mensagem para alimentar sua lista de inscritos;
- envia suas notificações por push de acordo com as preferências (pode ser localização geográfica, horário ou o comportamento do usuário);
- acompanha os resultados para otimizar a campanha.
Principais aplicações
Imagine que você tenha um e-commerce e, apesar de conseguir levar seus leads até estágios avançados da compra, eles abandonam o carrinho. Uma campanha pode ser uma excelente oportunidade de lembrar o usuário dos produtos que adicionou e aumentar as chances de fechar negócio.
Além disso, é possível usar notificações push para divulgar ofertas e promoções, contar que existem novidades no site, aumentar o uso do aplicativo da empresa, fortalecer o relacionamento com a audiência.
Quais são os benefícios?
Como você deve ter percebido, esse recurso pode ser usado nos diversos estágios do ciclo de compra. Inclusive no pós-venda, quando é importante fortalecer o relacionamento com a marca e garantir a satisfação do cliente. Confira a seguir, as vantagens de usar essa tecnologia para alcançar os objetivos da sua empresa.
Usar detalhes sobre o prospect
Com as push notifications você pode conseguir informações extremamente relevantes como a localização geográfica e o que cada usuário faz dentro do seu site ou app. Esses dados podem ser estratégicos para criar campanhas com disparos, por exemplo, toda vez que o cliente passar próximo às suas lojas físicas ou quando a pessoa acessar o aplicativo.
Retenção de clientes ou visitantes
É comum que muita gente visite o site uma vez e nunca mais volte. Por mais que atrair novos visitantes seja importante, você também precisa garantir a retenção para fazer com que esse público caminhe pelo funil de vendas. O uso de notificações por push pode ajudar muito nisso.
Afinal, basta enviar notificações de novidades para esses visitantes, e eles perceberão o valor do que é oferecido, tendendo a retornar. Esses alertas podem ser desde publicações novas ou até alguma chamada estratégica para outro tipo de material.
Personalização de mensagens
Você tem total controle sobre o conteúdo das mensagens enviadas via notificação por push. Assim como é possível fazer envios automatizados, você também pode personalizá-los com o seu próprio conteúdo.
Isso também permite implementar com fidelidade a linguagem utilizada em seu site. O ideal é que toda a sua comunicação seja padronizada e isso é perfeitamente possível ao trabalhar com notificações por push.
Impacto em tempo real
Uma notificação por push é enviada na hora para o dispositivo do seu usuário. Não há intermediários nem qualquer tipo de demora envolvida. Dessa forma, pode-se dizer que é uma ferramenta que oferece a você um acesso instantâneo à sua audiência.
Isso faz com que esse seja um poderoso canal de comunicação para a sua empresa. Basta saber como utilizá-lo a favor do seu sucesso.
Envio de lembretes
Alguma vez você já se esqueceu de um compromisso importante ou de uma atividade que precisava fazer? Isso é recorrente no dia a dia de qualquer pessoa e as notificações push podem agregar valor nesse sentido. Por exemplo:
- um aplicativo de idiomas pode lembrar seus alunos que é hora de praticar os exercícios;
- um evento pode aquecer sua audiência oferecendo conteúdos ricos para avisar que a data está chegando;
- uma empresa pode usar o recurso para que seus prospects e clientes se preparem para uma grande liquidação, como no caso da black friday.
Otimização das conversões
O marketing digital é orientado para resultados. Mesmo que você pense que seu objetivo principal de alguma ação não seja a venda, é possível que existam conversões envolvidas na estratégia. Seja pedir o usuário para baixar um e-book, assinar a newsletter ou deixar um comentário. As push notifications têm um maior desempenho se comparadas a outros canais e, por isso, ajudam a aumentar as taxas de conversão.
Aumento das vendas
Com diversas estratégias diferentes, esse recurso também melhora a performance de vendas. Em primeiro lugar, por focar apenas em pessoas realmente interessadas na sua empresa (só são enviadas notificações para quem permite recebê-las). Depois, por realizar uma entrega personalizada e no momento em que você perceber como o ideal para fechar negócio.
Análise de métricas estratégicas
Trabalhar com notificação por push também permite que você aprenda mais a respeito do comportamento dos seus usuários. Isso é muito valioso para desenvolver estratégias cada vez melhores no futuro.
Para isso, basta se basear nas taxas de engajamento com as diferentes fatias de público que você possui. Tenha atenção também ao tipo de conteúdo que mais gera acessos a partir das notificações.
Agora que você já conhece os principais benefícios das notificações por push, pode começar a pensar em trazer essa solução para o seu site. Lembre-se de aderir a algumas boas práticas do uso dessa ferramenta, como não importunar o seu público com mensagens excessivas ou em horários incompatíveis. Tome cuidado para não romper a confiança que a audiência depositou em você!
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