5 estratégias de e-commerce para o Dia das Mães
O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio em termos de faturamento, ficando atrás apenas do Natal. De acordo com uma pesquisa da plataforma Nuvemshop, as vendas via e-commerce para o Dia das Mães de 2022 tiveram um crescimento significativo em relação ao ano anterior. Pequenas e médias empresas registraram um aumento de 6,8% no faturamento online, alcançando um total de R$ 142 milhões. A pesquisa foi realizada com mais de 90 mil lojas virtuais ativas, principalmente de pequenos e médios empreendedores.
Ainda falando em e-commerce para o dia das mães, os segmentos que lideraram as vendas online foram Moda (R$ 54,3 milhões), Saúde & Beleza (R$ 11,36 milhões) e Acessórios (R$11,3 milhões). Camisetas e óculos de sol foram os produtos mais vendidos, sendo que estes últimos representaram mais de 8% do total comercializado no Dia das Mães.
No total, 2,48 milhões de produtos foram adquiridos nas lojas online durante as três semanas analisadas, com um ticket médio de R$ 245, indicando um aumento de 11% no valor médio por cada compra online em relação ao mesmo período do ano anterior. Os estados São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro lideram o faturamento nacional do período.
O e-commerce segue crescendo no Brasil
As vendas no comércio eletrônico brasileiro atingiram um valor recorde de R$ 169,6 bilhões em 2022, representando um aumento de 5% em relação ao ano anterior, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Após o impacto da pandemia, a entidade aponta que o e-commerce deve continuar em expansão nos próximos anos, com previsão de crescimento para R$ 185,7 bilhões em 2023. A ABComm projeta um cenário favorável para o setor nos próximos quatro anos, com um faturamento esperado de R$ 205 bilhões em 2024, R$ 225 bilhões em 2025, R$ 248 bilhões em 2026, e R$ 273 bilhões em 2027.
A pesquisa da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) de 2022 mostrou um aumento significativo do número de pessoas que fazem compras on-line. A parcela média de usuários da internet que compram produtos pela web aumentou de 53% antes da pandemia, em 2019, para 60% após o início da crise sanitária, considerando 66 países com estatísticas disponíveis. Essa tendência se destacou em países em desenvolvimento.
No Brasil, o perfil dos compradores no e-commerce é formado principalmente por pessoas de 35 a 44 anos, da classe C e moradores da região sudeste.
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Invista em estratégias de e-commerce para o Dia das Mães
Com a expansão do comércio eletrônico, investir no setor é fundamental, especialmente em datas comemorativas. Para ajudar a alavancar as vendas nessa data tão importante, aqui estão 5 estratégias de e-commerce para o Dia das Mães que podem ser aplicadas:
1 – Capriche em uma identidade visual para a data
Assim que as pessoas visitarem o seu e-commerce, elas precisam saber que estão se deparando com uma campanha especial para o Dia das Mães. Dessa forma, além de criar ações específicas e exclusivas para a data, também é importante dedicar-se para criar toda uma estética especial para a celebração. Use cores, fontes e imagens que remetam à data e façam com que as pessoas sintam-se bem ao visitarem seu e-commerce, blog, site e redes sociais.
2- Invista em benefícios para os seus clientes
Outra forma de se destacar no mercado de e-commerce para o Dia das Mães é investir em benefícios variados para seus clientes. Você pode usar a criatividade e pensar em vantagens que sejam realmente atraentes para seus consumidores. Dentre elas, algumas que você pode considerar são: brindes para compras acima de um valor pré-estipulado, frete grátis para um raio de distância pré-determinado e/ou para compras acima de um valor pré-estipulado, vouchers/cupons de descontos exclusivos para a data, a opção de acrescentar um cartão personalizado, entre outros. A ideia aqui é cativar o cliente.
3 – Produza bons conteúdos para todos os seus canais de comunicação
No e-commerce para o Dia das Mães, é importante produzir conteúdos de qualidade para todos os seus canais de comunicação, como redes sociais, e-mail, site, blog e o próprio e-commerce. Além disso, aproveite para repostar conteúdos feitos pelos seus seguidores, o que aumenta a credibilidade da sua marca no mercado. Outra estratégia eficaz é criar boas campanhas de e-mail para divulgar sua ação especial. Utilize imagens de boa qualidade para ilustrar sua campanha e crie conteúdos que estimulem a interação e o engajamento do público. Lembre-se de que o conteúdo deve ser relevante e útil para os seus clientes, e não apenas promocional.
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4 – Anúncios são fundamentais no e-commerce para o Dia das Mães
É fundamental ter um bom planejamento de mídia para dar suporte às suas estratégias de e-commerce para o dia das mães. Além de criar conteúdos qualificados e orgânicos para as suas redes sociais e demais canais de comunicação, é importante investir em campanhas pagas para alcançar um público ainda maior e aumentar as chances de sucesso da sua campanha. As estratégias de conteúdo orgânico e anúncios pagos, quando utilizadas de maneira bem pensada e integrada, podem trazer resultados significativos para o seu negócio, aumentando as vendas e a visibilidade da sua marca.
5 – Assegure-se de estar preparado para atender a demanda
Além de planejar-se com antecedência, é preciso ter a certeza que o seu empreendimento está preparado para atender as demandas do e-commerce para o Dia das Mães. Para isso, invista na parte técnica da sua loja virtual, garantindo que ela ofereça tranquilidade e segurança aos visitantes. Mais do que isso, ela também deve ter um carregamento de página rápido e ser responsiva, ou seja, funcionar de forma adequada em diferentes formatos de tela.
Estratégia bônus: use Push Notifications e Push OnSite para potencializar seu e-commerce para o Dia das Mães!
Usar os Push Notifications e Push OnSite é uma excelente forma de garantir o sucesso da sua estratégia de e-commerce para o dia das mães. Com eles você consegue trazer os visitantes de volta para o seu site, assim como fornecer uma interação personalizada para o momento da compra. Além disso, a recuperação de carrinho ajuda a aumentar o índice de compras finalizadas em sua loja online.
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