Como fazer seu site vender mais com a automação de marketing

Automação Marketing

Como fazer seu site vender mais com a automação de marketing

Atualmente, entre as estratégias que dominam o mercado de criação de conteúdo, o investimento em automação de marketing vem sendo o mais indicado para aumentar as possibilidades de sucesso de uma empresa. No caso de um site, para saber como aumentar as vendas com ações de marketing, é preciso ter um bom planejamento e considerar a segmentação, seguidos de uma automação bem feita.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é a automação de marketing, quais seus benefícios e como utilizá-la para aumentar as vendas do seu site. Além disso, abordaremos o que há de tendência sobre o assunto e as melhores práticas para conquistar resultados incríveis. Continue a leitura!

O que é e qual é a importância da automação de marketing?

A automação de marketing é uma estratégia executada por meio de softwares e ferramentas especializadas para a ação em escala, reduzindo os esforços dentro da empresa e aumentando os resultados de comunicação.

Essa estratégia ajuda a aumentar a geração de leads, reduzir o custo de aquisição de clientes, aumentar as oportunidades de negócio e, ainda, reduzir o ciclo de vendas, tornando o processo de comunicação muito mais eficaz.

Como fazer seu site vender mais com a automação de marketing?

Para quem quer otimizar os resultados em automação de marketing e absorver cada vez mais informações relevantes sobre o seu público e seus comportamentos no mundo digital, é hora de descobrir o que é preciso ser feito para vender mais com a automação de marketing. Acompanhe!

1. Drip Campaign

A drip campaign, chamada campanha gota a gota, é uma estratégia que trabalha a entrega de informações relevantes pontualmente, no momento certo, fazendo com que o usuário passe por um caminho de maturação de forma sutil e orgânica, no qual cada conteúdo e informação entregue funcione como um processo de nutrição do lead, reduzindo as objeções e deixando-o pronto para o momento de compra.

2. Planejamento da automação

Uma automação sem planejamento pode virar uma grande bagunça. Por isso, antes de iniciar qualquer processo de automação, faça um bom planejamento e defina seu objetivo com cada uma daquelas etapas.

Estruture uma comunicação que faça sentido e que trabalhe o lead em todos os momentos da jornada de compra, tornando-o cada vez mais preparado para o momento da venda, reduzindo as objeções.

3. Segmentação de público

Para que a sua automação seja bem feita e permita que a sua empresa colha os resultados esperados, é preciso ter cuidado no processo de segmentação de público.

Segmente por fatores que são fundamentais para a sua empresa, como interesses, região, idade, ticket médio, produtos, serviços adquiridos e muito mais.

Todos esses fatores podem abrir a possibilidade de ações muito mais específicas e bem direcionadas posteriormente, aumentando a chance de conversão, por meio das ações de drip campaign citadas anteriormente.

4. Alinhamento interno

Por último, mas não menos importante, é preciso garantir o alinhamento de todos os setores e profissionais envolvidos no processo de venda, tornando a automação muito mais eficaz.

Converse com a sua equipe de vendas e descubra quais são suas maiores dificuldades e necessidades durante o momento de compra, e tente trabalhar uma automação que permita a redução das objeções de compra de forma simples e eficaz, garantindo assim o aumento das vendas.

Vantagens da automação para o seu negócio

Além de tudo isso, é importante pensar que a automação de marketing não é apenas uma ferramenta, mas também a possibilidade de trazer mais retornos para o seu site, principalmente em relação às vendas e ao lucro. Por isso, listamos abaixo algumas das vantagens que a automação de marketing pode oferecer, ajudando você a decidir investir de vez nesse modelo.

Nutrição de leads

É possível que você já tenha realizado uma campanha de marketing incrível para seu site e visto as visitas orgânicas do seu endereço crescerem consideravelmente, porém, sem reverter em vendas e muito menos em lucro. Essa é a realidade de boa parte dos sites ativos na internet que não administrar seu fluxo de visitantes.

Ou seja, se você não souber como realizar essa conversão de leads, todo o potencial da sua campanha vai por água abaixo. Nesse sentido, a automação de marketing pode ser a solução: em pesquisa, a Emailmonday demonstrou que 48% dos profissionais de marketing fazem uso da automação para segmentar seu público e criar experiências mais personalizadas aos clientes, aumentando suas taxas de conversão.

Gerenciamento de campanhas

Além de auxiliar na conversão de leads, a automação de marketing também ajuda a automatizar e ter um controle maior sobre as campanhas criadas no seu site. Assim, é possível acompanhar o retorno do que foi investido em cada plataforma e ainda criar uma comunicação mais relevante a partir da segmentação.

Além disso, a automação de marketing permite que você crie campanhas e ideias baseadas nos perfis individuais do seu público, monitorando diferentes canais e entender em que fase seu lead se encontra dentro da jornada de compra.

Criação de relatórios

Com a automação de marketing, você não apenas tem mais controle sobre suas campanhas, como tem o poder de criar relatórios com as informações mais importantes sobre o usuário e sua jornada de compra. Com esses dados em mãos, é possível desenvolver campanhas mais assertivas e afetivas, deixando de lado aquilo que não está dando certo.

Além disso, esse tipo de informação e o poder de decisão que ela traz possibilita que você economize tempo e dinheiro, evitando problemas desnecessários em relação às suas campanhas e transferindo o dinheiro economizado para outras estratégias de marketing dentro do seu site.

Presença em diferentes canais

Por último, uma das grandes vantagens de investir na automação de marketing é a possibilidade de expandir suas campanhas, distribuindo-as em diferentes canais. Nesse sentido, os mais indicados são o e-mail marketing e mídias sociais como Facebook e Instagram. Aumentando a presença, você aumenta a visibilidade da marca e ainda tem a chance de captar novos leads, realizar a conversão e, claro, vender mais.

Bônus: notificações por push

Outra forma de aproveitar ainda mais os resultados da automação de marketing é investir em notificações por push. O push é uma mensagem ou alerta, recebido nas telas iniciais de dispositivos, que levam uma mensagem ao seu usuário com o objetivo de gerar cliques e engajamento para seu site.

No caso de fazer esse envio de forma automatizada, é possível criar uma estratégia em relação à frequência e ao objetivo de cada push, divulgando suas campanhas, iniciando uma promoção ou mesmo notificação seus usuários sobre novidades dentro do seu site. Além disso, o push é uma ferramenta poderosa para divulgar seus produtos e até mesmo lembrar seu possível cliente de produtos abandonados no carrinho.

Em resumo, foi possível entender que o investimento na automação de marketing não apenas ajuda você a descobrir como fazer seu site vender mais, mas também abre novas oportunidades de mercado para seu negócio. Esse é o momento para identificar quem é seu público, como ele se comporta e quais são suas características mais interessantes para a empresa.

Se você gostou desse tipo de conteúdo e deseja receber novidades e dicas incríveis sobre automação de marketing e muito mais diretamente na sua caixa de entrada, assine nossa newsletter.