Uso do WhatsApp no e-commerce: conheça as melhores práticas e aumente as vendas
Você utiliza bastante o WhatsApp nas rotinas comerciais do seu e-commerce? Sabia que é possível potencializar suas vendas com o app, se ele for aproveitado da maneira certa? Pois é, o WhatsApp é utilizado por mais de 180 milhões de contas brasileiras e é o principal canal de comunicação virtual no País. Nesse artigo, vamos falar da importância do aplicativo, como fazer o melhor uso do WhatsApp para e-commerce e quando, na verdade, não aplicar a tecnologia nas suas estratégias, priorizando outras ferramentas mais efetivas.
Além disso, vamos te mostrar quando as soluções do Pushnews podem ser utilizadas em parceria com estratégias de WhatsApp para incrementar as suas vendas on-line e impulsionar o seu negócio. Só para dar um breve exemplo, você sabia que não é adequado enviar mensagens em massa pelo WhatsApp? Nesse caso, o Push Notification é, certamente, o melhor recurso.
Acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
Uso do WhatsApp no e-commerce: o que é?
Vamos começar pelo básico? O WhatsApp é um aplicativo de mensagens instantâneas que você pode utilizar para se comunicar com pessoas do mundo todo, desde que haja conexão de rede. Diferente de outros países, como Estados Unidos, no Brasil, por exemplo, o WhatsApp assumiu um importante papel, tanto para o bem, como o uso do WhatsApp para e-commerce, como para situações não tão boas, como o disparo em massa.
Basicamente existem duas formas de utilizar o WhatsApp: usuário comum (pessoal), e o WhatsApp Business. Este último é, de longe, o mais adequado para quem tem e-commerce pois possibilita a configuração de recursos, como mensagens automáticas, exposição de horários de funcionamento e demonstra profissionalismo.
Como fazer melhor uso do WhatsApp no e-commerce?
Agora que você já sabe que o aplicativo pode ser um importante aliado do seu negócio, mas que, para isso, deve ser utilizado de forma correta e consciente, que tal conhecer algumas práticas que levam ao melhor uso do WhatsApp no e-commerce? Vamos lá!
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1- Tenha WhatsApp Business
Regra número um: invista em uma conta business para fazer melhor uso do WhatsApp no e-commerce. Com ele, você pode indicar o local físico da sua loja, caso tenha, criar catálogo de produtos, enviar mensagens de saudação, conferir métricas, começar conversas a partir de anúncios, enviar mensagens rápidas e etiquetar cada conversa, como cliente novo, fiel etc.
2- Instale o botão do WhatsApp no e-commerce
Agora que você já tem a versão Business, instale no seu site um botão do aplicativo para fazer melhor uso do WhatsApp no e-commerce. Assim, você melhora sua comunicação e agiliza o contato com o cliente. Faça o mesmo em suas redes sociais, como Facebook e Instagram. Lembre-se: nem todo mundo gosta de ligar, muito menos esperar uma resposta por e-mail.
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3- Faça campanhas direto para o WhatsApp
Outra forma de como fazer uso do WhatsApp no e-commerce é criando anúncios no Facebook e Instagram que direcionam diretamente para uma conversa por WhatsApp. Isso ajuda muito na hora de criar conversões mais efetivas, porque o cliente continua no fluxo de ações e você e o vendedor conseguem trabalhar produtos e soluções em conversas, tirando as dúvidas do prospect.
4- Saiba usar o WhatsApp para recuperar carrinhos abandonados
Quando novos compradores vão até o carrinho de compras, mas o abandonam, você acaba não tendo muitas opções para recuperar essa compra, a não ser por anúncios de remarketing.
No entanto, com o Push Notification do Pushnews, você pode enviar uma notificação para o usuário (mesmo que ele não tenha logado) e adicionar um link para falar diretamente com sua equipe via WhatsApp.
E claro que você consegue utilizar essa estratégia também para usuários já logados. Dessa maneira, unindo Push Notification com link para WhatsApp, anúncio de remarketing e automação por e-mail, suas chances de recuperar o carrinho serão muito maiores.
5- Aumente a qualidade do atendimento ao cliente
O uso do WhatsApp no e-commerce deve servir também para melhorar o atendimento ao cliente. Assim, você pode usar mensagens interativas para aumentar o envolvimento.
As mensagens interativas possibilitam que o usuário marque respostas rápidas com apenas um toque de botão e call to action, aumentando o engajamento e facilitando uma conversa interessante para ambos.
6- Outras formas de fazer uso do WhatsApp no seu e-commerce
Foque no uso de mensagens transacionais, que são aquelas mensagens de relacionamento com o seu cliente.
- Rastreio e dados do pedido;
- Pesquisa de satisfação sobre o produto e atendimento;
- Caso você tenha resolvido alguma situação enviada a partir do WhatsApp do cliente, aproveite e peça depoimentos para serem postados em seus canais de comunicação.
O que NÃO fazer com o uso do WhatsApp no e-commerce?
Apesar de ter muitas vantagens, o uso do WhatsApp no e-commerce pode ter algumas armadilhas. Por isso, jamais faça os seguintes tópicos abaixo:
- Não mande mensagens fora do horário comercial;
- Não seja insistente demais se não obtiver resposta, mude a estratégia;
- Jamais seja ríspido nas palavras e cuide do português;
- Não tente enviar mensagens em massa, não é adequado para o aplicativo e pode trazer complicações;
- Não incomode o cliente com conteúdos que ele não se interessa.
- Não envie promoções. O WhatsApp foi feito para conversas, e não para disparos em massa.
Conte com as ferramentas do Pushnews para alavancar o seu negócio junto com o WhatsApp
Como você viu neste artigo, o uso do WhatsApp no e-commerce pode ser um interessante aliado para impulsionar as suas vendas online. Apesar disso, é preciso cuidar para não cair em armadilhas que podem afetar o desempenho, como o disparo de mensagens em massa pelo aplicativo.
Por isso, você pode contar com as ferramentas do Pushnews, tanto para usar em harmonia com o app, quanto para substituir em algumas situações.
Com o Pushnews, por meio do Push Notification, você consegue disparar mensagens em massa para o público certo na hora certa sem nenhum problema, direcionando o push para o seu domínio ou, ainda, melhorando as chances de reverter abandono de carrinho com as mensagens automatizadas. Nesse último caso, a conversa manual no WhatsApp tem o poder de humanizar o processo e mostrar que a sua empresa se preocupa de fato com os anseios do cliente.
Veja como é fácil fazer as configurações e enviar sua primeira Push Notification.
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E aí, gostou dessas dicas de como fazer uso do WhatsApp no e-commerce? Conheça as soluções do Pushnews, faça seu trial e utilize nossas ferramentas junto a WhatsApp para impulsionar o seu negócio!