SMS Marketing: o que é e como pode otimizar os resultados das vendas online
O SMS Marketing é uma forma de fidelizar clientes no pré e pós-venda. Além disso, com as dicas certas, você ainda consegue aumentar as vendas com campanhas poderosas, que podem oferecer desconto, brindes e informações valiosas sobre seus produtos ou soluções.
Neste artigo você verá o que é o SMS Marketing, como ele otimiza as vendas e ainda vai receber 6 dias valiosas para usar esse recurso da maneira certa e mais eficiente! Ah, e no final você pode solicitar a demonstração de Push SMS com o Pushnews.
Boa leitura!
O que é SMS Marketing?
Se você ainda não conhece o conceito de SMS Marketing mais a fundo, está perdendo a oportunidade de aumentar suas vendas. Popularmente usada no Brasil nos anos 2010, o torpedo ou SMS ainda é extremamente eficaz quando se fala em marketing. Trata-se, em resumo, de enviar mensagens no celular para comunicar-se com seus clientes.
Isso é ótimo porque, hoje em dia, as pessoas passam o dia todo com o celular e essa é uma forma de você se aproximar do seu público. No entanto, para que a estratégia seja bem feita, é preciso usar ao máximo os recursos e ainda ter cuidado com algumas condutas que podem afastar os clientes em potencial.
Como o SMS Marketing pode otimizar vendas online?
Você sabia que 90% das pessoas abrem todas as mensagens recebidas em seus celulares em no máximo 3 minutos após recebê-las?
E que as taxas de abertura de mensagem no celular são de 97%, contra apenas 22% do e-mail?
Essas métricas já são o suficiente para provar a produtividade das campanhas de SMS Marketing. Mas as vantagens não param por aí, são muitas.
Desde o incremento no número de vendas, até a fidelização de clientes. Também não podemos esquecer que o SMS Marketing é uma arma poderosa para aumentar o ticket médio ao enviar descontos ou brindes diretamente para o usuário com maior tendência de ser impactado.
É claro que é preciso tomar alguns cuidados para não ser inconveniente. Além disso, é preciso criar uma comunicação que se diferencie e não se confunda com as diversas mensagens de golpes que infelizmente acontecem.
Veja abaixo 6 dicas para usar o SMS Marketing de forma eficiente!
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6 Dicas para alavancar seu negócio com SMS Marketing
1. Respeite o horário comercial e tenha bom português
Em primeiro lugar, respeite o horário comercial. Caso contrário, o SMS Marketing pode se tornar um inimigo. Afinal, já pensou ser acordado às 6h em um sábado depois de uma semana agitada e cansativa?
Assim, seja qual for a estratégia, opte por mandar mensagens entre 9h e 17h. Ah, e nada de mandar a mensagem várias vezes, ok? Isso pode soar irritante e ter o efeito contrário do desejado.
Também não esqueça de conferir as mensagens no SMS Marketing, faça uma boa revisão ortográfica porque isso influencia diretamente na sua credibilidade.
2. Incentive uma ação do consumidor dentro de tempo limitado
Quando quiser usar o SMS Marketing de forma eficiente, nunca se esqueça do CTA (Call to Action) nas mensagens. Se você mandar descontos, promoções, brindes ou comunicar novidades sem um senso de urgência e de data, o seu cliente pode só ignorar o texto, achando que aquilo vale para sempre. Assim, ele não toma nenhuma atitude e você fica sem a sua venda.
3. Seja objetivo na mensagem
Desde os primórdios do torpedo uma regra básica é: jamais envie textão. Se for preciso, pense em uma cadência de mensagens, mas não exagere nos caracteres, até porque isso causa uma ansiedade e certa desconfiança nos clientes.
Além disso, existe uma chance enorme deles não lerem até o fim. Em resumo, não floreie demais.
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4. Aproveite aniversários e datas comemorativas
Para fidelizar o seu cliente, utilize as mensagens para mandar um “feliz aniversário”, “feliz natal” ou ano novo. Você pode oferecer descontos nesta data, ou apenas desejar algo positivo ao cliente, caso queira manter sua marca na cabeça do cliente.
Esteja atento a quais datas comemorativas podem combinar mais com o perfil do seu cliente, e que momentos seriam ideais para dar aquela “forcinha” por SMS Marketing para que ele conclua uma ação.
5. Ofereça cupons de desconto
Aqui está o pote de ouro do SMS Marketing, uma das melhores formas de atrair o cliente e aumentar suas vendas.
Você sabia que uma das maiores razões que levam ao abandono de carrinho é a indecisão do cliente? Dessa maneira, a melhor forma de combater essa indecisão, é oferecendo bons incentivos para a compra.
Um cupom de desconto em momento oportuno (como esse momento de indecisão) pode fazer com que seu cliente finalmente conclua aquela compra que já estava criando teia de aranha no carrinho.
6. Estimule a fidelidade de seu cliente
Tudo que dissemos aqui tem como objetivo fidelizar o cliente e isso pode ser feito de muitas formas. O SMS Marketing também pode ser bem utilizado no pós-venda, com links para pesquisas de avaliação ou chat de comentários/ reclamações.
Lembre-se que assim como você também não é fiel a uma loja a menos que ela faça por merecer, seu cliente também não se manterá comprando na sua, a menos que seja estimulado de alguma forma a isso.
Por isso tenha um diferencial dos concorrentes, e ofereça alguma vantagem aos clientes que irão gerar a preferência à sua empresa. Muitas vezes, ao oferecer essa vantagem por SMS, você vai estimular o cliente a voltar a consumir com você.
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