Remarketing

Remarketing – O que é e Como usar na sua Estratégia

Se você conhece a importância do marketing digital, provavelmente já sabe que existem diversas estratégias para atrair o público certo para o seu negócio. Basicamente são trabalhadas ações orgânicas e anúncios pagos para dar visibilidade para a marca. O remarketing é uma importante ferramenta que reforça as estratégias pagas.

Neste artigo, você vai conhecer o conceito e como funciona o remarketing, conferir algumas dicas para aumentar as conversões com essa estratégia e ainda descobrir as vantagens de implementá-la nas suas campanhas.

Quer otimizar os resultados dos seus anúncios? Então, conheça uma poderosa ferramenta. Boa leitura!

O que é remarketing?

Você já pesquisou sobre algum produto e depois teve a impressão de estar sendo perseguido por ele na internet? Bem, isso não é apenas uma impressão, é uma estratégia. O remarketing é uma ferramenta de automação de marketing oferecida pelo Google que permite a visualização de anúncios sobre produtos que um cliente pesquisou na sua loja virtual.

Como a plataforma conta com uma grande rede de sites parceiros, esses anúncios podem aparecer em muitos lugares, ajudando a persona a se lembrar das opções buscadas.

Existe diferença entre remarketing e retargeting?

Se você está procurando informações sobre este assunto há mais tempo, é bem possível que já tenha ouvido falar em retargeting. Trata-se basicamente da mesma coisa, sendo que remarketing é apenas o nome que o Google deu para o retargeting.

Por isso, outras plataformas, ao oferecer a mesma estratégia, chamam-na de retargeting. Existem muitos outros exemplos de produtos que ficam famosos pelo nome de uma determinada marca, como Bombril, Zíper e Maizena.

Quais são as formas de fazer remarketing?

Com essa estratégia é possível otimizar várias etapas da jornada de compra. Basta entender o que você deseja apresentar para cada fase. Existem duas formas mais comuns de fazer remarketing:

  • usando sua lista de e-mail: em algumas plataformas de anúncio, como no Facebook, você consegue fazer o upload da sua lista de e-mail (ou até integrá-la, dependendo da ferramenta que usar) e direcionar anúncios de acordo com a fase em que a lista estiver;
  • usando um pixel: o pixel é um código que você instala em uma determinada página e, após o usuário visualizar a página, ele ficará marcado e junto do grupo de pessoas que será impactado com os anúncios.

Como essa estratégia ajuda nas conversões?

Você já deve ter percebido que, assim como as notificações de push, o remarketing pode turbinar as suas vendas. Porém, é importante direcionar cada campanha para melhorar os resultados. Por exemplo:

  • encaminhando pelas etapas de funil: entregando conteúdos valiosos para o lead que visualizou um determinado produto ou ainda viu um certo artigo no seu blog;
  • conseguindo novos clientes: apresentando produtos e ofertas irresistíveis para quem visualiza as suas soluções;
  • oferecendo novos produtos aos clientes: mesmo quem já comprou de você pode ser impactado com essa estratégia.

Por que implementar essa técnica na sua campanha?

Você deve ter percebido que existem muitas vantagens de usar o remarketing. Entre elas estão:

  • aumentar a base de leads qualificados;
  • otimizar suas conversões, ajudando o lead a finalizar o processo de compra, diminuindo abandono de carrinho e fazendo novas vendas;
  • fortalecer o branding, aumentando a visibilidade da marca e melhorando o relacionamento;
  • criar anúncios mais personalizados e com melhor performance;
  • descobrir detalhes sobre o perfil do seu público e padrões de comportamentos da persona.

Como você viu, o remarketing é uma estratégia que otimiza seu desempenho com os anúncios e ainda ajuda para a finalização das vendas. É importante lembrar que esse tipo de anúncio atinge uma parcela bem segmentada de usuários e é preciso ter muita criatividade para montar suas campanhas.

Se você se interessa em aumentar as suas vendas, leia também nosso artigo sobre como aumentar suas vendas online!