Relacionamento Cliente

Relacionamento com cliente: saiba como automatizar essa estratégia

Consumidores cada vez mais conscientes e exigentes, essa é uma realidade nos mais diversos nichos de mercado. Por isso, apostar em estratégias que fortalecem o relacionamento com o cliente pode ser o diferencial para otimizar os resultados do seu negócio.

Um dos principais ativos é a forma como sua persona vê e interage com a marca certamente definirá sua intenção na hora da compra. Agora imagine a possibilidade de conectar sua empresa com um número cada vez maior de pessoas sem precisar de aumentar a estrutura do negócio para isso.

Essa é a proposta da automatização no marketing digital, criar formas automáticas para processos repetitivos que podem acontecer após uma mesma ação mas antes disso é necessário você melhorar a experiência do seu cliente.

Descubra como melhorar a experiência do seu cliente e as melhores tendências e garanta o sucesso das suas campanhas. Boa leitura!

Como melhorar a experiência do seu cliente?

Conheça o seu consumidor

O primeiro passo para investir na experiência do cliente é conhecer o seu consumidor e seu comportamento. Quando você sabe quem é o seu público-alvo e quais são suas necessidades, é possível um processo de comunicação muito mais afetivo, com a argumentação e linguagem corretas e, claro, no timing correto.

Entender quem é o seu consumidor também ajudará a criar conteúdos diferenciados e relevantes para essas pessoas, ajudando-as a entender melhor suas necessidades e as soluções que a sua empresa oferece, educando os clientes e tornando a sua empresa uma referência no mercado.

Tenha uma equipe qualificada

Sem dúvidas, seus colaboradores são responsáveis pela experiência do cliente, desde os programadores e designers que trabalham no site da sua empresa, até os vendedores e atendentes que irão auxiliar o seu público durante o processo de compra.

Por isso, é preciso que você tenha uma equipe qualificada e treinada para atender às necessidades dos seus consumidores, levando um atendimento diferenciado para cada um desses clientes.

Lembre-se que a experiência do cliente não está focada apenas no momento da venda. Tudo, desde o primeiro contato do consumidor com a sua empresa, interfere na experiência que essa pessoa terá com a sua empresa.

Integre os canais de atendimento

Para tornar o atendimento muito mais rápido e prático, é interessante integrar os canais de comunicação da sua empresa. Com essa integração você consegue prestar um serviço de atendimento muito mais ágil e eficaz.

Isso também ajuda a criar um banco de informações dos clientes, permitindo que você consulte todas as interações, problemas e dificuldades que esses clientes enfrentaram, para criar estratégias diferenciadas e lidar com cada um deles. Assim, poderá oferecer um atendimento muito mais personalizado e eficiente.

Quais as melhores estratégias para se relacionar com o seu cliente?

E-mail marketing

Um dos principais meios de comunicação digital, o e-mail é uma excelente ferramenta de relacionamento com o cliente. Ele possibilita um monitoramento completo das suas mensagens, além da segmentação da lista. Com ele você pode:

  • saber quem recebe suas mensagens, definindo quando e após qual ação o e-mail será enviado;
  • criar estratégias para relacionamento nos vários estágios do funil de vendas, desde iscas digitais, nas quais você caminha com o prospect por toda a jornada do cliente, até abandonos de carrinho e relacionamento pós-venda.

Notificações push

Com os acessos à internet por celular sendo cada vez mais frequentes e superando as navegações por desktop, as notificações push (aqueles popups que aparecem quando você visita um site) são uma grande tendência. Afinal, basta um clique para que o cliente potencial siga a sua marca, sem precisar preencher formulários.

Além disso, você pode criar estratégias como cupons de desconto para quem abandona um processo de compras ou sugestão de ofertas personalizadas aos visitantes de acordo com o que eles pesquisaram no site. A criatividade é uma grande aliada para as campanhas que usam essa ferramenta e os resultados são bastante expressivos.

Redes sociais

Excelente para gerar engajamento, mostrar o posicionamento da marca e reforçar os valores que você deseja expressar, as redes sociais são uma ferramenta online muito importante para os negócios. Você pode programar as publicações, criando um calendário editorial que seja sincronizado com ações importantes da sua empresa (como campanhas e promoções).

Dependendo da plataforma escolhida, ainda é possível direcionar a visibilidade da postagem de acordo com o perfil do público.

Mensagens instantâneas

Para quem quer demonstrar valor no relacionamento com o cliente, é muito importante suprir uma das principais demandas: o imediatismo. Para isso existem ferramentas como os chatbots, o Messenger e o WhatsApp.

Mesmo que você não consiga solucionar uma situação ou esclarecer completamente uma dúvida, esse tipo de ferramenta atende uma maior quantidade de usuários em tempo real e ainda pode encaminhar os problemas não resolvidos para o pessoal da empresa.

CRM

Ferramenta específica para trabalhar a gestão de relacionamento com o cliente, o CRM ajuda a identificar em quais estágios do funil de vendas o cliente potencial se encontra e do que ele precisa no momento. Além de ser uma ótima fonte para descobrir comportamentos padrões do seu público, ele ainda guarda o histórico de contato, evitando a solicitação de informações já fornecidas para sua empresa.

Como você viu, existem muitas ferramentas que ajudam na automatização do relacionamento com o cliente. Além de permitir o atendimento a um número cada vez maior de pessoas, essa estratégia oferece soluções em tempo real e com um excelente custo benefício. Para ter um melhor proveito, use testes A/B e saiba ouvir o que a sua persona está pedindo.

Outro diferencial é acompanhar as dicas e tendências sobre o assunto, oferecendo soluções inovadoras. Para isso, assine a nossa newsletter e garanta o conteúdo da melhor qualidade para conseguir resultados de sucesso usando o marketing digital!

Monitore os resultados

Monitorar os resultados da sua estratégia irá te ajudar a entender em quais momentos a experiência do cliente foi satisfatória, e quais ações precisam ser revistas.

Um dos benefícios do marketing digital, por exemplo, é a possibilidade de acompanhar em tempo real os resultados para entender quais ações foram mais efetivas. Quando você monitora os números do seu negócio, é possível corrigir aquilo que está abaixo das expectativas, otimizar as ações e, consequentemente, vender mais.

A experiência do cliente é um ponto muito importante para o crescimento da empresa. Quanto melhor for seu relacionamento com o consumidor e a forma com que ele percebe e se relaciona com a sua empresa, maiores são as chances do seu negócio se tornar muito mais lucrativo e rentável.