Prepare a Black Friday para seu e-commerce
Fazer uma campanha Black Friday chega a ser quase uma obrigação para um e-commerce. Afinal, aproveitar o momento em que os consumidores buscam grandes ofertas para realizar os maiores desejos em compras é uma excelente estratégia.
Entretanto, como se destacar em um período em que praticamente toda loja — seja física, seja virtual — está fazendo o mesmo trabalho?
Neste artigo, apresentaremos alguns passos fundamentais para que a sua loja virtual ganhe visibilidade e aumente as conversões nessa data tão esperada pelos lojistas. Conheça algumas técnicas para aumentar o engajamento do público e veja os 5 passos para garantir que seu e-commerce acerte em cheio nas promoções preparadas para esse dia.
1. Monte um planejamento completo da campanha
Essa é uma época sazonal e você não precisa esperar a data estar muito próxima para começar a agir. Um planejamento de comunicação com informações relevantes sobre a persona, entendendo o comportamento do consumidor, pode ajudar bastante. Você pode descobrir:
- quem é o seu público;
- quais ações podem ser realizadas;
- qual é o cronograma de ações e quem são os responsáveis por cada etapa;
- como aquecer sua lista, deixando os prospects e clientes interessados nas ofertas que serão apresentadas no dia.
2. Tenha objetivos claros e realistas da campanha Black Friday
Os objetivos de uma campanha ainda estão dentro do planejamento, mas é preciso ter um destaque aqui.
Vamos supor que uma ótica online costuma vender 100 armações de óculos por mês e, apesar de ter ações tímidas em outras Black Fridays, nunca teve resultados expressivos. Não adianta agora determinar que a meta será a venda de 1.000 armações.
Além disso, no caso de produtos físicos, é importante que o objetivo seja compatível com o estoque.
3. Use a criatividade e capriche na comunicação com o público
Existem estratégias excelentes para uma campanha Black Friday e observar a concorrência pode ser uma ótima fonte de inspiração. Mas, lembre-se de que existe um ponto fundamental para fechar a venda: seu cliente. Então, desenhe sua estratégia com foco na sua persona e pense em alguns detalhes como:
- quais canais de comunicação serão usados para a campanha? — as redes sociais costumam ser excelentes para aumentar a visibilidade da marca e o sentimento de escassez;
- como surpreender o seu cliente? — talvez você já tenha depoimentos, elogios e reclamações, então, saiba ouvir o que seu cliente está pedindo e entregue algo nesse sentido;
- de que forma é possível destacar sua comunicação? — essa é uma data em que a maioria das lojas está fazendo grandes promoções, portanto, tente sair do usual trabalhando layouts e cores que atraiam seu público, mas diferencie a sua marca.
4. Observe a estrutura da campanha
Alguns aspectos precisam ser considerados na hora de montar sua estratégia. Confira alguns pontos que contribuem para melhorar a experiência do cliente e não gerar um sentimento de estar sendo enganado:
- sua empresa realmente tem em estoque a quantidade de itens que está disponibilizando?
- houve algum ponto positivo — ou negativo — em edições anteriores que pode ser usado como referência para essa?
- sua oferta é real, com descontos que animam o consumidor? — se você não tiver promoções, talvez essa não seja uma boa estratégia;
- pensando na estrutura online, o e-commerce tem canais de atendimento ao cliente adequados para solucionar dúvidas e ajudar no processo de compras?
- existe uma estratégia de automação para otimizar o relacionamento, divulgar promoções e minimizar abandonos de carrinho, como chatbots e campanhas de notificações por push?
5. Aposte em anúncios e impulsione sua campanha Black Friday
Para preparar as vendas nessa data, é importante que você trabalhe com o público, crie uma lista, tenha uma comunidade. Mesmo assim, anúncios pagos tendem a gerar um impacto muito maior. Por isso, você pode pensar em campanhas em plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads.
Como você viu, uma campanha Black Friday pode ser feita com um planejamento adequado para impulsionar as vendas nessa data. Garanta que todas as equipes envolvidas estejam preparadas para atender seu público, evitando informações desencontradas ou desalinhamento com o foco da campanha.
Para apostar nos anúncios pagos nessa época, confira mais um de nossos artigos e entenda o que é Remarketing e como usar essa estratégia. Garanta resultados de sucesso!