Persona: qual o papel nos resultados das estratégias de marketing digital?

Você sabe o que é uma persona? Se não sabe ou ainda tem dúvidas, é hora de resolvê-las. Esse conhecimento é essencial para que você consiga entender melhor sobre quem é o seu consumidor e pensar em estratégias para conseguir atingir em cheio os clientes.

Caso contrário, o investimento realizado não conseguirá ter os resultados esperados, diminuindo a eficácia da estratégia de marketing da equipe. Neste post, você entenderá o que é uma persona e o que pode e deve fazer para criar a sua.

Quer se comunicar efetivamente com os consumidores e aumentar o engajamento? Então, veja agora o que fazer. Boa leitura!

O que é Persona?

Uma Persona ou Buyer Persona são perfis semifictícios dos seus clientes ideais. São descritos dessa forma por serem utilizados dados reais para descrevê-los. O objetivo é mostrar de forma clara quais são as necessidades, problemas, motivações e preferências dos clientes. Dessa forma, as principais decisões da empresa podem ser balizadas pelas dores reais do comprador da marca.

Em um e-commerce, essas informações influenciam as estratégias da marca. Desde a disposição dos itens nas páginas até às redes sociais em que a empresa atuará, dependerá dos objetivos e costumes dos usuários. Até mesmo os horários para publicação de um post devem ser de acordo com os dados.

Isso serve para separar quem realmente tem o perfil da empresa e quem não tem. Com isso, muito esforço é poupado de toda a equipe. Além disso, é mais vantajoso financeiramente fazer anúncios e campanhas para um público específico. Dessa forma, não será necessário gastar recursos da empresa com pessoas que não vão comprar os produtos.

Assim, os anúncios se tornam mais atraentes. Em vez de fazê-los de forma genérica, é possível arquitetá-los para atingir as pessoas certas, como se o conteúdo tivesse sido criado exclusivamente para essas pessoas.

Agora que você sabe como é interessante criar a persona, veja quais são as melhores dicas para criá-la.

Como definir?

A Buyer Persona não deve ser criada de acordo com a criatividade dos empreendedores. Ao contrário, precisa ser definida a partir de dados reais da instituição. Veja agora, em detalhes, como criar.

Utilizar dados da base de clientes

As informações básicas, como o próprio nome diz, é fundamental para você entender quais são os interesses básicos dos seus compradores. É óbvio que pessoas com 25 anos tem vontades e problemas diferentes daquelas que já passaram dos 60, não é mesmo?

Por isso, procure nos próprios cadastros de clientes as informações que você tiver disponível. Entretanto, normalmente, você precisará de mais. Por isso, vamos adiante.

Usar o Facebook Audience Insights

A ferramenta de análise do Facebook permite que você tenha mais informações sobre as pessoas que visualizam a sua página. As informações serão mais relevantes quanto mais segmentada for sua audiência. Caso você não tenha foco ou faça impulsionamentos para qualquer público, os dados tenderão a ser mais irrelevantes.

Usar o Google Analytics

Você tem uma página na Internet? Então, outra opção é usar o Google Analytics. Ele funciona de forma parecida ao Facebook Insights, entretanto considera apenas as informações dos usuários que visitaram o seu site.

Pesquisas e entrevistas

Para ter certeza de que a sua persona representa de fato o seu cliente, é interessante fazer pesquisas e entrevistas com os seus clientes reais. Entregue formulários para os consumidores preencherem, informando que tem como objetivo melhorar os serviços da empresa. Você também pode fazer perguntas presenciais para alguns consumidores darem mais detalhes dos pensamentos e problemas deles.

Agora que você sabe o que é uma buyer persona é hora de colocar o seu conhecimento em prática. Em vez de fazer conteúdo, anúncios e mensagens genéricas, tenha informações para falar diretamente ao seu consumidor. Dessa forma, mesmo estratégias como notificações push, terão melhores resultados.