como gerar leads

Como gerar leads: conheça as vantagens das push notifications

A necessidade de lançar estratégias de marketing digital é absolutamente indiscutível nos dias atuais. Entre as principais estão a geração de leads e o aumento do tráfego por meio de seu blog. Quando o trabalho de nutrição é bem efetuado, elas se tornam uma forma sutil e objetiva de aumentar as oportunidades de venda.

Sendo assim, você precisa ficar por dentro tanto do perfil do público-alvo quanto das boas práticas da push notifications para destacar seu negócio da concorrência e agregar valor a experiência do cliente em todas as etapas.

Quer saber mais? Vamos mostrar as principais vantagens das push notifications e como colocá-las em prática. Acompanhe:

Crie uma mensagem adequada

O primeiro desafio é escrever uma mensagem adequada, que esteja de acordo com a linguagem do seu usuário. Para isso, é preciso fazer um bom estudo de personas e descobrir quais são as palavras-chave mais interessantes para essas pessoas, que tipo de argumento realmente converte e como estruturar uma boa mensagem para o seu público.

Faça testes, sempre que julgar necessário, para encontrar a melhor abordagem. Como resultado, se torna muito mais simples planejar os próximos passos de maneira personalizada com conteúdos que realmente se destacam sem atrapalhar uma decisão de compra.

Ofereça algo que o usuário quer

Em uma push notification, é fundamental oferecer alguma vantagem, estimulando o usuário a uma ação.

Nesse momento, pode ser oferecida a assinatura da newsletter, para recebimento de novidades e materiais exclusivos. Materiais ricos como e-books também são uma excelente oferta.

Evite ser agressivo

Apesar de ser necessário ser persuasivo, é preciso ter cuidado para não ser agressivo e não incomodar os usuários.

Por mais que as push notifications sejam uma excelente maneira de entrar em contato com o seu possível cliente, é preciso fazê-lo da melhor forma possível, no momento correto, de forma simples e prática e sem importunar o usuário.

Fique de olho no timing

Um outro detalhe muito importante é o timing. Saber a hora certa de ativar uma push notification é fundamental para aumentar o engajamento e não dispersar o público.

Por isso, é preciso analisar quais serão os momentos e páginas ideais para que a notificação seja realizada, qual o CTA e como serão trabalhadas as mensagens.

Estimule a compra por impulso

No processo de transmitir notificações durante a navegação do cliente, você precisa ter atenção especial com o momento em que as mensagens são apresentadas. Sim! Ao conhecer os interesses de cada usuário de maneira estratégica fica muito mais simples estimular as compras por impulso.

Um bom exemplo disso é incluir as promoções especiais nas mensagens. Assim, além de considerar o que foi o aspecto chamativo inicialmente, o consumidor acaba colocando mais coisas no carrinho para ganhar o frete grátis ou um brinde especial.

Sem contar que ainda pode ser uma maneira bastante interessante de incentivar a compra de vários produtos do mesmo segmento. Muitas vezes, o objeto que está sendo avaliado é encontrar por meio de uma busca no Google. Então, quando as outras opções não são mostradas de maneira objetiva, o valor final acaba sendo mais baixo.

Promova a comunicação direta

Estabelecer uma comunicação efetiva com sua audiência não é uma tarefa fácil. Um dos principais objetivos da notificação push está em promover uma relação de confiança para que os clientes finalizem o processo de fidelização. Afinal de contas, mesmo que um acesso se torne uma compra, o diferencial está em agregar valor para alcançar a fidelização.

O diferencial está em aproveitar o momento de contato como forma de se aproximar do cliente e gerar credibilidade na medida certa. Assim, a empresa encontra uma opção interessante para que o contato não seja invasivo e estabelecer uma linguagem que se encaixe com as necessidades de compra.

Logo, dê preferência aos textos mais curtos com palavras-chave de destaque. O mais importante é que toda mensagem case perfeitamente com o momento do cliente dentro do site. Dessa maneira, consequentemente, ele se sente assessorado por um especialista da marca que ajuda a concluir sua operação.

Tenha atenção com as melhores práticas

Dentro de sua estratégia de push notifications, torna-se necessário ter atenção com as práticas adotadas para cativar o visitante da página. Por isso, monte um planejamento repleto de ações positivas que são fundamentais na hora de se destacar da concorrência e valorizar os produtos apresentados.

O primeiro passo, nesse caso, é montar uma agenda direcionada para enviar as notificações sempre nos melhores horários. Pode até não parecer em um primeiro momento, mas saber qual o momento de maior fluxo de sua audiência, por exemplo, faz toda a diferença nos resultados em longo prazo.

Tome cuidado com a frequência

A frequência das notificações é uma questão muito sensível no momento de estabelecer uma conexão com o usuário. Em uma visão estratégica se torna mais claro que quanto menos exagerado for, melhor será o retorno nos números. O foco, nesse caso, deve estar na qualidade da informação transmitida e não na quantidade.

Pense bem! Quando você quer ler uma informação e aparecem mil coisas na frente, certamente, a tendência é fechar a página. Sempre que possível se coloque no lugar dos clientes durante o percurso de compra para definir o que se torna mais agradável e, ao mesmo tempo, efetivo nas tomadas de decisões.

Como você pôde perceber, as ferramentas de push notifications ajudam a aumentar a rentabilidade da empresa ao aumentar o tráfego do site e gerar leads. Afinal, essa é uma excelente maneira de reduzir as objeções de compra e aumentar os resultados de marketing e vendas da sua empresa.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, complemente seu conhecimento sabendo como conseguir resultados com uma ferramenta de pushs!