E-mail Marketing: 5 estratégias para atrair clientes

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E-mail Marketing: 5 estratégias para atrair clientes

Muitas empresas têm investido em estratégias de Marketing Digital e dedicado os seus esforços para obter resultados através delas. Isso porque as estratégias online são indispensáveis para qualquer corporação, visto que muitas pessoas estão conectadas na maior parte do tempo.

Para saber qual estratégia utilizar, é necessário pensar onde o seu público está conectado. Nesse caso, uma pesquisa de mercado para buscar entender o perfil do seu público-alvo é fundamental. 

O primeiro passo é saber exatamente qual o perfil, os interesses e as características de consumo do seu público em potencial. Após isso, é possível definir quais estratégias são mais assertivas para ter o maior número de conversão possível. 

Afinal, toda estratégia de Marketing Digital tem um interesse final: vender! 

E com o e-mail marketing isso não é diferente! Essa estratégia é realizada por muitas empresas com o objetivo de atrair clientes. Normalmente, o e-mail marketing não tem uma mensagem de venda explícita, o objetivo é informar e atrair e, como consequência, conquistar resultados, como a venda de um produto ou serviço, por exemplo. 

Antes de falarmos mais sobre como colocar essa estratégia em prática, vamos entender melhor o que é e-mail marketing e para que serve.

Ficou interessado no assunto? Continue acompanhando esse artigo para saber mais. 

O que é e-mail marketing e qual a sua finalidade? 

É um e-mail enviado para uma lista de contatos específica. Os contatos selecionados para fazer parte dessa lista são considerados os potenciais clientes de uma empresa. 

Após a realização de uma pesquisa de mercado que identifica o perfil ideal de público-alvo, a empresa responsável pela pesquisa faz o levantamento de dados pessoais dos potenciais clientes identificados. 

Esse levantamento favorece a formação do mailling de contatos com dados importantes como o telefone, endereço de e-mail, residência e outras informações.

O e-mail marketing tem como objetivo aproximar o cliente do produto ou serviço através de um conteúdo relevante, informando e estabelecendo um relacionamento e a consequência disso é a venda e/ou melhoria dos resultados. 

Portanto, se a empresa vende um determinado serviço, como por exemplo um plano odontológico com ortodontia, nesse caso, é possível criar um e-mail com um conteúdo informativo sobre aparelhos odontológicos. 

Esse conteúdo pode abordar sobre os benefícios de usar um aparelho odontológico, atraindo pessoas interessadas nesse assunto e, como consequência, pode levar a uma possível venda de um plano odontológico, já que é uma solução mais econômica para quem deseja manter os tratamentos bucais necessários e visitas regulares a um dentista. 

Agora que já entendemos o que é e qual a finalidade do e-mail marketing, vamos falar um pouco mais sobre como colocar essa estratégia em prática. 

Como criar uma campanha de e-mail marketing mais assertiva 

Além de criar um conteúdo relevante para o potencial público, é necessário cumprir algumas regras para que o maior número de pessoas se interessem e recebam o e-mail direcionado. 

Com o cumprimento dessas regras básicas é possível diminuir as chances do seu e-mail ser direcionado para a caixa de SPAM, por exemplo. Além disso, algumas estratégias de atração podem ser utilizadas para despertar interesse e prender a atenção do seu público durante a leitura do e-mail. 

Quer saber mais? Acompanhe esse artigo até o final para conferir alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração durante a criação de um e-mail marketing. 

Segmentação 

Estabeleça uma segmentação para a sua lista de contatos. Nessa fase, é importante levar em consideração as etapas do Funil de vendas, onde no topo está um potencial cliente que ainda não tem conhecimento do que precisa consumir, no meio está o potencial cliente começando a ter noção do seu problema e como solucioná-lo, e o fundo é quando o potencial cliente se torna um cliente. 

Cada fase possui uma particularidade. Sendo assim, é de extrema importância identificar em qual fase o seu lead está e colocá-lo na segmentação correta, para que o conteúdo enviado na sua campanha de e-mail marketing seja ainda mais efetiva.

Não caia no SPAM 

Um dos principais motivos pelo qual um e-mail é direcionado para a caixa de SPAM deve-se ao fato dele ser constituído de uma mensagem comercial e exagerada. Para evitar que isso aconteça, o ideal é elaborar um e-mail personalizado e humanizado.

A inserção de muitos links, imagens, títulos grandes, entre outros, são fatores que, quando não são bem utilizados, também acabam facilitando que o e-mail vá direto para a caixa de SPAM. É necessário chamar a atenção, mas cuidado para não exagerar!

Para aumentar as chances do seu potencial cliente receber o e-mail, existem plataformas que conseguem avaliar a qualidade do seu e-mail marketing, verificando quais as chances do e-mail cair na caixa de SPAM.

Antes de disparar um e-mail, o ideal é realizar testes de envio para certificar-se que o e-mail está sendo direcionado para a caixa de entrada. 

Horário de envio 

De acordo com o perfil do seu público-alvo você saberá qual será o melhor horário para enviar um e-mail. Portanto, se o seu público trabalha em horário comercial, talvez o melhor horário para disparar um e-mail seja antes ou após o expediente de trabalho, onde o seu potencial cliente terá maior tranquilidade para acessar o e-mail pessoal.

No caso de uma seguradora que vende plano odontológico para empresas, por exemplo, disparar um e-mail marketing durante o horário comercial para os  colaboradores da área de Recursos Humanos pode ser uma boa estratégia. 

Título atrativo 

O título, sem dúvidas, é  um dos principais elementos que compõem uma campanha de e-mail marketing, pois ele será o  primeiro contato que o destinatário terá com a sua proposta. Portanto, é de extrema importância que ele seja atrativo.

Além disso, lembre-se que o tamanho do título do seu e-mail deve ser pensando para que ele seja visível por completo quando o destinatário estiver utilizando smartphones e tablets para a visualização do e-mail. 

Conteúdo relevante 

O título é o elemento que vai atrair, mas o conteúdo será o grande responsável por prender a atenção. Portanto, pense em qual fase do funil o seu potencial cliente está e qual é o melhor assunto a ser abordado.

Uma estratégia bem eficaz é a utilização de gatilhos mentais, como o gatilho da urgência, que determina um prazo para que o cliente possa comprar um serviço ou produto, alegando que estará disponível somente até uma determinada data, por exemplo.

Além disso, oferecer conhecimento também é uma boa estratégia. Disponibilizar um e-book gratuito, por exemplo, é uma solução assertiva para prender a atenção do seu potencial cliente e levá-lo ao conhecimento do seu produto ou serviço como uma solução para uma determinada necessidade. 

Conquiste clientes com e-mail marketing 

Pode ter a certeza: é possível conquistar e fidelizar clientes através de uma boa campanha de e-mail marketing. 

Agora que você já sabe quais as estratégias e como colocá-las em prática, chegou a hora de apostar nos envios para a sua lista de contatos. 

Para isso, é necessário ter em mente que o principal objetivo é o de informar e se relacionar. Essa é a melhor maneira de se aproximar do seu potencial cliente e ganhar espaço até conquistá-lo. Você pode conseguir isso agora mesmo, basta colocar as dicas compartilhadas nesse artigo em prática e garantir o sucesso do seu negócio. 

Conteúdo produzido por Letícia Monaly I Produtora de conteúdo da Ideal Odonto.