Push notification: como diminuir o abandono de carrinho
O abandono de carrinho é um problema recorrente em sua loja virtual? Trata-se de uma situação que exige uma solução otimizada, com foco em aprimorar a experiência do cliente e oferecer a eles os motivos certos para finalizar a compra.
Uma ótima forma de conseguir esses dois resultados é o uso de push notifications. Essas notificações são capazes de atingir as pessoas que passam pelo seu site com conteúdo estratégico, sendo possível convencê-las a voltar e fechar negócio.
Enviar notificações nos momentos certos pode ser decisivo para conquistar vendas que antes nunca seriam possíveis. Confira neste artigo de que forma isso funciona e como aproveitar esse recurso para diminuir sua taxa de abandono de carrinho.
O que são push notifications?
Push notifications são notificações enviadas tanto para o computador, quanto para o celular, feitas a partir de um site ou um aplicativo. São pequenos trechos de texto que emitem um som e instantaneamente ganham a atenção do usuário.
Graças à evolução da tecnologia e à popularização desse formato, a maioria dos navegadores de internet possuem suporte a notificações. Ou seja, a sua loja virtual pode impactar seus visitantes com push notifications até quando esse público não estiver mais em seu site.
Para que isso funcione, basta requisitar a permissão do visitante uma única vez. A partir daí, a sua empresa tem a liberdade de desenvolver um conteúdo promocional estratégico para criar campanhas com as notificações push.
Como as push notifications podem ajudar no abandono de carrinho?
Até agora, você deve estar se perguntando o que push notifications têm a ver com a diminuição na taxa de abandono de carrinho do e-commerce. A relação entre um e outro é de solução e problema.
Pense em quem deixa o seu site com o carrinho cheio. Esse cliente pode nunca mais voltar para fechar aquela compra, pois muito provavelmente terá se esquecido dela.
Felizmente, existe uma forma de dar um “empurrãozinho” para que ele se lembre, sendo possível até oferecer incentivos para que aquele cliente volte à sua loja virtual. Basta disparar push notifications estratégicas com esse foco.
Veja a seguir alguns pontos que destacam o funcionamento das push notifications para diminuir o abandono de carrinho:
Marcação do cliente
Personalizar a sua comunicação é um ótimo caminho para aprimorar as suas chances de sucesso. Ao trabalhar com push notifications, você pode marcar o seu cliente para que ele sinta que você está falando diretamente com ele.
Oferecimento de incentivos
Sim, é possível impactar quem abandonou um carrinho cheio em seu e-commerce, mas isso pode não ser o suficiente para ter sucesso. Que tal oferecer incentivos para esses clientes realmente voltarem? Uma possibilidade fácil e rápida é a de cupons de desconto.
Notificações desencadeadas por tempo
Quem autoriza o envio de push notifications em seu site, não necessariamente pode receber as suas notificações logo de início. Você pode usar um critério de tempo, desde o último acesso desse visitante para impactá-lo com conteúdo promocional estratégico.
O abandono de carrinho em e-commerce é um problema bastante grave, mas que possui soluções eficazes. Implemente uma estratégia voltada para o uso de push notifications e reverta esse quadro o quanto antes.
Quer ajuda nisso? Entre em contato conosco e traga as melhores possibilidades de push notifications para a sua empresa.