Copywriting – Como ajuda numa estratégia de Marketing Digital

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Copywriting – Como ajuda numa estratégia de Marketing Digital

Você sabe o que é copywriting e como ele pode ser utilizado para potencializar as suas estratégias de marketing digital?

A internet trouxe uma série de possibilidades para que as empresas consigam vender mais e de modo cada vez mais elaborado, utilizando as principais ferramentas disponíveis no marketing digital.

Entre as que trazem um melhor desempenho está o copywriting, que é composto por técnicas de escrita que podem convencer o leitor a realizar uma determinada ação. 

O uso do copywriting não está restrito a apenas alguns segmentos do mercado. Muito pelo contrário. Ele pode ser utilizado tanto por uma loja de papel de parede em SP quanto por uma escola de idiomas online.

Isso porque a abrangência e as técnicas de escritas usadas na produção de um texto (copy, em inglês), são ilimitadas, possibilitando que o copywriter possa inovar e oferecer um conteúdo de alto impacto. 

Quer saber como funciona o copywriting e como ele pode ser aplicado dentro da sua empresa? Então siga na leitura deste artigo para entender o assunto de modo completo. 

O que é o copywriting e qual é a sua importância?

Apesar de o copywriting ter ganho uma maior destaque recentemente, a definição de copy surgiu em 1828, e foi feita por Noah Webster.

Noah dizia que o termo “copy” é a produção de algo original, que deve ser imitada na maneira de se escrever e na impressão que causa. 

Sendo assim, o conceito de copywriting se trata da elaboração de um conteúdo que tem como objetivo convencer o leitor a concluir uma determinada ação.

Isso quer dizer que quando um copywriter produz um texto para uma loja de móveis planejados por exemplo, ele aumente as suas vendas e utilizará algumas técnicas de abordagem que convencem o leitor a realizar aquilo que se espera dele. 

Por isso, a importância do copywriting dentro das estratégias de marketing digital é enorme, e pode estar diretamente relacionada com o sucesso nos resultados de uma campanha publicitária. 

Afinal, qualquer planejamento de marketing depende de boas estratégias para trazer o objetivo estabelecido.

Nesse sentido, utilizar técnicas de escrita para convencer os seus potenciais clientes é uma das ferramentas mais promissoras dentro do marketing digital. 

Como elaborar um bom copy?

Depois de entender o que é o copywriting e qual é a sua importância, é fundamental conhecer os elementos que devem ser trabalhados dentro de um copy. 

Entre os principais, é possível elencar:

  • Definição de público-alvo;
  • Utilizar a linguagem correta; 
  • Tomar cuidados com erros gramaticais; 
  • Criar títulos que chamem a atenção; 
  • Usar call to action (CTAs);
  • Entre outros.

Se uma empresa de construção civil desejar utilizar o copywriting como uma ferramenta para trazer mais resultados para o seu negócio, é indispensável conhecer a estrutura que um bom copy deve ter. 

Definindo o público-alvo

Todo estabelecimento possui um público-alvo. Enquanto uma loja de roupas para crianças tem como principais clientes mulheres que são mães, uma loja de artigos esportivos recebe, em sua grande maioria, compradores que praticam atividades físicas periodicamente. 

Para elaborar um texto que os convença a comprar mais, é preciso direcionar a abordagem do material para esse tipo de público, o que vai garantir o sucesso nas vendas. 

Utilizando a linguagem correta

Conhecer o público-alvo é a primeira etapa de um bom copy. Depois, é essencial utilizar a linguagem mais adequada para o tipo de público que se quer impactar.

Enquanto palavras formais fazem sentido para um público adulto, a linguagem informal é essencial para estabelecer um relacionamento com os jovens. 

Por isso, o bom copywriting depende de uma abordagem que fale a mesma língua que o comprador. 

Evitando erros gramaticais

Nada mais incômodo na leitura de um texto do que encontrar erros de gramática, não é mesmo? 

Se você está buscando por exemplo uma empresa de arquitetura na internet, certamente aquela que possui textos bem elaborados, com a escrita correta, vai não apenas conquistar a sua atenção, como também garantir que você entenda o assunto que está sendo tratado. 

Sendo assim, um copywriter deve garantir o cuidado para que erros gramaticais sejam eliminados do seu copy. 

Criando títulos atrativos

O copywriting tem como um dos seus elementos mais importantes a criação de títulos atrativos, já que eles chamam a atenção do leitor, devendo ser claros e diretos em relação ao que está sendo abordado naquele conteúdo. 

Por isso, é fundamental que o escritor do copy seja bastante criativo e saiba lidar bem com as palavras, para que consiga o efeito desejado nos títulos do texto. 

Usando call to action (CTA)

Um bom copy pode ser feito com o uso de CTAs, ou seja, de “chamadas para ação”. Elas incluem desde “clique aqui para comprar” até “cadastre-se agora”, e podem ser utilizadas durante toda a copy para que se alcance os efeitos desejados. 

Com uma estrutura bem delineada, o copywriting pode trazer os resultados desejados dentro de uma campanha de publicidade, ajudando um estabelecimento a faturar mais com o uso dessa ferramenta do marketing digital. 

Como utilizar os gatilhos mentais em um copy?

A elaboração de um copy pode ser ainda mais eficaz com o uso de gatilhos mentais. Eles se tratam de estímulos recebidos pelo leitor, que são influenciadores na tomada de decisão.

Eles funcionam como elementos importantes de persuasão, e podem gerar bons resultados dentro de um texto. 

Isso quer dizer que se uma empresa de automação residencial apostar em gatilhos para a produção do copy, certamente ela obterá resultados positivos.

  • Urgência: o gatilho de urgência é importante para que o leitor não deixe para realizar uma ação em outro momento, o que esfria o seu engajamento. 
    • Por isso, utilizar elementos como “confira agora” ou “hoje mesmo” no copy pode ser uma estratégia eficaz. 
  • Especificidade: mostrar números ou dados precisos pode ser fundamental para ganhar a atenção do leitor de modo simples. 
    • Eles podem ser vistos em expressões como “5 gatilhos para escrever um copy” ou “aprenda uma técnica em 7 dias”, ajudando o leitor a identificar uma informação importante. 
  • Exclusividade: os usuários estão sempre em busca de novos conteúdos, querendo obter mais conhecimentos. Sendo assim, é indispensável que você utilize técnicas que mostrem que o que está sendo abordado na copy é um trabalho exclusivo. 
    • Exemplos disso são: “conheça a opinião dos maiores profissionais de copy aqui” ou “dicas para aperfeiçoar a sua escrita e se tornar um copywriter mais rapidamente”. 
  • Reciprocidade: o gatilho da reciprocidade pode ser interessante para que se crie maior confiança no público.
    • Isso não precisa estar diretamente relacionado com o que você está tentando vender no copy loja de porcelanato, por exemplo. Essa é uma aposta das empresas que oferecem e-books ou materiais que podem agregar maior conhecimento ao usuário, e façam com que eles retornem em outros momentos para adquirirem o que você está vendendo.  
  • Aprovação social: esse é um tipo de gatilho que tem se mostrado bastante eficaz no copy, pois as pessoas possuem uma tendência natural a aceitar a indicação de outros consumidores.
    • Sendo assim, a aprovação social é vista no uso de depoimentos e de comentários de compradores que já tiveram um relacionamento com a sua empresa anteriormente, e ofereceram um bom feedback dos seus serviços. 

A revisão e os resultados de um copy

Um copy bem elaborado exige dedicação por parte do produtor. Mas o trabalho não termina por aí.

É indispensável revisar o material, para ter a certeza de que nenhum erro passou batido durante o desenvolvimento do copy. 

Isso pode ser importante até mesmo depois da postagem do conteúdo, para que qualquer outro ajuste que se faça necessário possa ser feito, garantindo o sucesso do texto e a efetividade do seu objetivo. 

Afinal, as empresas de consultoria ambiental ou quaisquer outras que apostam no copywriting nas suas estratégias de marketing, sabem que um copy pode ser a melhor maneira de aumentar as suas vendas, de conquistar leads ou de conseguir cliques.

Sendo assim, é fundamental acompanhar e obter as métricas referentes ao resultados que o copy está trazendo, para que se tenha a certeza de que ele será eficaz e possibilitará que a meta seja atingida. 

Dessa forma, é possível potencializar o uso de texto que visa a conversão de novas vendas, ou mesmo que uma landing page consiga capturar mais leads para um negócio. 

O uso do copywriting vem ganhando cada vez mais espaço no cenário do marketing digital, e pode ser visto como um elemento de suma importância, gerando maiores lucros e resultados para um estabelecimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.