Facebook Ads

Como ter mais resultados com o Facebook Ads

Os Facebook Ads são uma forma muito importante de fortalecer a sua marca. Para você ter uma ideia do alcance desses anúncios, segundo um levantamento feito pelo Facebook para Empresas, 1 em cada 5 minutos gastos em dispositivos móveis são aplicados no Facebook ou Instagram.

Ambas as plataformas são projetadas e continuamente atualizadas para que os usuários passem mais tempo nelas. Por lá, é possível apresentar ofertas, redirecionar os seus seguidores para landing pages, melhorar vendas, promover um novo produto ou serviço, veicular campanhas interativas, entre muitas opções.

Quer aprender como ter mais resultados no Facebook Ads? Acompanhe o que preparamos para você a seguir!

O que é Facebook Ads?

O Facebooks Ads é a plataforma de anúncios da rede social criada por Mark Zuckerberg. Lá, é possível criar anúncios em diversos formatos, com ferramentas que ajudam a criar campanhas mais eficazes. Um dos principais é o remarketing, que permite que as empresas recapturem a atenção de alguém que esteve em contato com elas mas que, por alguma razão, deixaram o processo de compra incompleto.

Ele tornou-se o principal concorrente do Google Ads, funcionando de maneira bastante similar. Ou seja, para trazer resultados, é preciso que seus anúncios sejam configurados da maneira correta, dado que o orçamento da campanha é determinado em função dos leilões e dos lances. Segmentação e estratégia, como veremos a seguir, são as palavras-chave para o sucesso.

Quais são as maiores dificuldades das empresas com o Facebook Ads?

Um dos erros mais cometidos por empresas ao usarem o Facebook Ads é exagerar no orçamento de anúncios, sem que os anúncios estejam corretamente configurados para atingir a audiência certa. Por maiores que sejam seus investimentos, se esses anúncios não aparecerem para as pessoas ideais, eles não gerarão o retorno esperado. Assim, é essencial que você configure o limite de sua conta, evitando que seu orçamento saia do controle.

Outra dificuldade apresentada pelas empresas ao construir uma campanha de Facebook Ads é o posicionamento dos anúncios na página. Existem três opções:

  • feed do desktop;
  • coluna lateral direita;
  • feed mobile.

Os anúncios mobile são mais eficientes para gerar conhecimento de marca, pois as pessoas usam seus celulares para explorar. Ou seja, as conversões em vendas não são exatamente o forte desse tipo de anúncio. Já os anúncios da coluna lateral direita têm um bom desempenho entre as pessoas que já conhecem a sua marca, já que têm um espaço muito enxuto.

Por fim, os anúncios no feed de desktop geram mais conversões em vendas, mas por serem a opção de posicionamento de anúncios mais popular, acabam ficando mais caros. Por isso, devem ser escolhidos anúncios que valem o custo extra.

Como você pode perceber, cada formato tem seus prós e contras. Daí a importância de seguir um planejamento estratégico, como indicaremos a seguir.

Como criar campanhas no Facebook Ads com foco em resultados?

Agora que você já sabe a importância de conhecer os formatos de anúncios disponíveis e qual é o seu orçamento para a campanha, está na hora de aprender a escrever um bom anúncio!

Estabeleça os objetivos de sua campanha

Para fazer uma campanha com foco em resultados, é essencial que você saiba o que deseja alcançar com os seus anúncios. Afinal, a primeira etapa a ser cumprida na criação de anúncios no Facebook Ads é demarcar quais são os objetivos da sua campanha. Atualmente, os objetivos podem ser distribuídos em três categorias de engajamento.

Reconhecimento

Consideração

  • tráfego;
  • envolvimento;
  • instalações do aplicativo;
  • visualizações do vídeo;
  • geração de cadastros.

Conversão

  • conversões;
  • vendas do catálogo de produtos;
  • visitas ao estabelecimento.

Ao escolher a melhor opção entre as três finalidades, pense no perfil de seu público e como atingi-lo. Ao selecionar o objetivo, aparecerá uma descrição para que você entenda como ele funciona.

Preste atenção à regra dos 20%

Nas imagens usadas para a sua campanha de anúncios, procure usar até 20% para textos. Ou seja, ao escrever as suas chamadas, foque no valor final que seu provável cliente vai obter de sua oferta. Seja simples e direto.

Use o medidor de alcance potencial

O medidor de alcance potencial permite que, à medida que você configura os parâmetros de sua campanha, você saiba o número de pessoas que poderão ser impactadas com o anúncio. Esse recurso também ajuda a medir se a campanha não tem potencial para resultados.

Instale o Facebook Pixel

O Facebook Pixel é um código que ajuda a rastrear quantas pessoas fizeram uma compra (ou outro tipo de conversão) depois de ver ou clicar em seu anúncio. Insira o código na página de confirmação de compra. Dessa forma, o Facebook será notificado quando a compra acontecer. Como explicaremos adiante, isso ajudará a integrar suas campanhas online e offline.

O Pixel é uma ferramenta importante para mensuração de resultados, pois ele calcula todas as vezes que o anúncio leva o usuário para outra página.

Gere conversões offline

Se você tem um estabelecimento físico ou está organizando um evento offline, é possível fazer com que as campanhas do Facebook Ads aproveitem os dados que você gera offline e ajudem a gerar mais conversões em diferentes canais. Você pode conectar seu sistema gerenciador de relacionamento com o cliente (CRM) à conta do Facebook. Assim, ele acompanha eventos offline que não foram rastreados pelos algoritmos do Facebook.

Dessa forma, o sistema gera relatórios em tempo real, mostrando as pessoas que viram seus anúncios do Facebook e interagiram com sua empresa de maneira analógica. Ao conectar seus dados offline ao Facebook, você também consegue redirecionar as pessoas que interagiram com sua empresa por canais offline. Também fica mais fácil entender quais perfis estão convertendo e onde, de modo que você possa adaptar seus parâmetros para gerar melhores resultados.

Um exemplo de marca que alinhou suas estratégias online e offline com o Facebook Ads é o da Michael Kors. A empresa teve um aumento de 25% em sua receita.

Faça campanhas de remarketing

Um dos usos mais frequentes para o Facebook Ads é o remarketing. O primeiro passo para projetar esse tipo de campanha é estudar o comportamento dos visitantes de seu site. A partir disso, você poderá criar anúncios mais específicos, levando em consideração os produtos mais visitados. Quanto mais específica for a sua oferta, melhor.

Ao criar seus anúncios, tenha o cuidado de personalizar a oferta, de modo que o visitante tenha uma sensação de exclusividade e urgência com a oferta. Também tenha o cuidado de não exibir o anúncio para pessoas que já compraram o produto.

Mensure os resultados

Um das grandes vantagens do Facebook Ads é o Facebook Insights, que permite medir a efetividade de suas campanhas. Ele analisa o desempenho de cada um dos seus anúncios e auxilia no diagnóstico de erros e acertos. Essa ferramenta também permite encontrar dados sobre o comportamento dos usuários. Assim, você pode planejar suas ações e criar campanhas mais certeiras.

O Facebook Ads é uma excelente ferramenta para melhorar suas conversões, desde que você explore os recursos disponíveis para se aproximar dos interesses de seu publico. Observe atentamente o comportamento de seus clientes e crie ofertas personalizadas!

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