Como escrever um bom conteúdo
Já todos sabemos que o conteúdo é rei.
No entanto, também sabemos que o que é considerado um ótimo conteúdo está em constante evolução.
As tendências ao nível de marketing mudam dia após dia e o conteúdo não é exceção, é necessário adaptar as nossas estratégias de conteúdo aos tempos atuais.
Há vários mitos sobre o tema como por exemplo o de “aumentar as visitas no blog não ser considerado um objetivo para o marketing de conteúdo”.
O nosso conselho inicial é o de antes de publicar um conteúdo dar uma revisada completa para garantir que ele vai de encontro aos padrões atuais.
1 – O bom conteúdo tem sempre questões
Comece por dar uma olhada no título deste artigo, o bom conteúdo vem em formato de pergunta como forma de dar uma resposta aos possíveis interessados.
Quando alguém faz uma pesquisa num motor de busca ele está procurando uma resposta certo?
As pessoas estão procurando informações que respondam a produtos e/ou serviços.
Mesmo quando alguém digita uma palavra-chave que não está na forma de uma pergunta, você ainda pode assumir que essa pessoa está reunindo informação para algo.
Basta você usar uma ferramenta de SEO ou mesmo se percorrer as SERPs você pode identificar rapidamente perguntas relacionadas praticamente a qualquer palavra-chave.
Quando você está no processo de criação de conteúdo, pode implementar essas perguntas, ou palavras-chave como forma de criar curiosidade aos seus leitores e esclarecer como forma de não haver perguntas adicionais.
Por exemplo, se alguém procurar por: “estratégias com push notifications” você pode assumir que essa pessoa gostaria de saber um pouco mais sobre como montar uma estratégia de marketing com push notifications e pode estar também interessado em como aumentar o engajamento.
Eventualmente as pessoas vão querer saber mais e se você der um scroll na SERP vai encontrar certamente aquela caixinha do Google “As pessoas também perguntam”:
Em vez de simplesmente criar um artigo com pouco conteúdo, um bom criador de conteúdo vai implementar algumas ou se possível todas as perguntas que aparecem nos cabeçalhos e textos.
Assim, os motores de busca vão recompensar quem tiver as melhores classificações.
Com isso vai conseguir aumentar o engajamento com os novos visitantes e eles vão procurar por você numa próxima pesquisa.
2 – O bom conteúdo é original
Quando me estou a referir a originalidade, quero dizer que um ótimo conteúdo precisa de informar o Google e os motores de busca que o seu site está oferecendo algo aos seus leitores que outros sites não oferecem:
- Uma nova perspectiva;
- Informações que outros sites ainda não deram.
As suas ideias, as suas mensagens e a sua identidade devem ser originais.
Se o seu conteúdo não tiver criatividade, você não encontrará indexação, links, cliques e consequentemente classificações.
3 – O bom conteúdo é intencional e focado em resultados
Você não deve criar conteúdo só porque precisa de postar um artigo.
É muito importante que tenha uma intenção para esse conteúdo e um objetivo a atingir.
Quando estiver gerando novas ideias e debatendo sobre como vai montar e como executar faça-o com intenção.
- Com que tipo de conteúdo o seu público está mais conectado?;
- Quais os tópicos que obtêm mais cliques?;
- Qual o conteúdo que apresenta mais tempo de leitura?;
- O que pode converter leads em vendas?.
Esses são o tipo de perguntas que você deve fazer antes de começar a escrever.
Dê uma olhada no seu Analytics, veja quais são seus relatórios de vendas e conversões, analise eles e comece a usá-los.
Se estão lá é por um motivo e em última instância você deverá atingir uma meta com esse conteúdo.
4 – Títulos impactantes são importantes para bom conteúdo
Os títulos são o principal decisor para os leitores clicarem no seu site ou não.
Se o seu título for genérico, vago ou mesmo chato pode não ter nenhum clique.
Se o título for atraente, interessante ou deixar os leitores com a sensação que deveriam ler esse conteúdo você vai receber mais cliques.
Vamos colocar 2 possíveis títulos como exemplo:
- Novo recurso do Pushnews;
- Saiba como aumentar as visitas do seu blog com o novo recurso do Pushnews.
Em qual dos 2 você vai clicar?
Eu sei que você vai clicar no segundo porque não é tão vago como o primeiro.
O primeiro parece igual a todos os títulos que vê quando está navegando pela internet fora.
Como já foi referido anteriormente, é um título bem vago e não há nada de interessante em saber qual é o novo recurso se eu não souber em concreto como vou aumentar visitas do meu blog.
5 – Use vídeos
Hoje em dia, fotos e textos não são suficientes.
Com os avanços tecnológicos a criação de conteúdo deve estar adaptada ao momento.
Assim, os estrategistas devem acompanhar os tempos.
Estamos caminhando cada vez mais para transmissões em stream ou vídeos.
Os vídeos e a transmissão ao vivo são extremamente populares e vão continuar sendo especialmente com a entrada de cada vez mais plataformas nesse negócio.
Não acredita?
Basta você pensar na rede social TikTok.
Conseguiram bater todos os recordes ao nível de downloads.
Os vídeos ajudam os consumidores a aprender mais sobre algo e ajuda no momento de compra, ajuda a formar decisões fundamentadas e de certa forma é bem mais fácil você adquirir um produto ou serviço após ter visto uma explicação do mesmo.
Em vez de simplesmente dizer à sua audiência porque deve confiar em você comece por mostrar para ela.
Conclusão
Na próxima vez que você estiver pronto para publicar, verifique se cada uma dessas dicas está incorporada no seu conteúdo.
Existem várias maneiras de produzir conteúdo, mas apenas algumas maneira de tornar ele ótimo.
Caso esteja com dúvidas, verifique os dados e garanta que o seu conteúdo está com o desempenho ideal como forma de ter um bom relacionamento com o cliente.