Como aumentar o tráfego do seu e-commerce
Um site sem visitantes é o mesmo que uma loja vazia: não vale de nada. Mas não basta também uma loja cheia, tampouco um site com muitos acessos. Todo negócio precisa de uma audiência constante e qualificada, capaz de consumir o produto ou solução oferecida. Neste artigo, você verá como aumentar o tráfego do seu e-commerce com dicas que podem revolucionar o engajamento do seu público, aumentando vendas e lucro.
Para isso, vamos elencar quais são os principais obstáculos que impedem um bom posicionamento do seu site ou o baixo tráfego dos seus conteúdos e te mostrar como ferramentas tecnológicas, como as do Pushnews, conseguem auxiliar nesse processo.
Acompanhe!
O que é o tráfego de e-commerce?
Antes de ver como aumentar o tráfego, é preciso entender o que, de fato, isso significa.
Existem algumas formas de metrificar os acessos ao seu site e eles podem acontecer de diversas maneiras, tais quais:
- Por meio de posts orgânicos em redes sociais;
- Através de anúncios pagos;
- Por conhecimento próprio do cliente;
- Com o auxílio de e-mails ou mensagens marketing;
- Por meio de notificações;
- Entre outros.
Aumentar o tráfego depende de cada uma dessas estratégias e elas precisam ser bem executadas.
Como aumentar o tráfego: o que impede o crescimento do seu site?
Existem algumas razões que podem estar impedindo o crescimento no número de acessos e de interações com o seu site, impossibilitando, assim, que você alcance seus objetivos, como aumento das vendas, por exemplo, mesmo que você saiba como aumentar o tráfego na teoria.
Isso porque este é um fator que depende de muitas variáveis, tais quais:
- Site rápido;
- Perfil bem posicionado no Google e outros buscadores;
- Técnicas de SEO em dia nos conteúdos;
- Credibilidade da marca e do site;
- Descrições bem feitas dos produtos;
- Boas avaliações;
- Layout responsivo e experiência do usuário adequada;
- Ferramentas de automação em marketing eficientes.
Um site lento, por exemplo, faz com que o usuário desista de navegar e nunca mais retorne ao seu perfil. Um site mal posicionado, por outro lado, sequer chega ao conhecimento do cliente na hora das buscas.
Se as descrições são insuficientes, ou se a experiência do usuário é precária, o cliente desiste, não fica um minuto no seu e-commerce e isso faz com que os algoritmos entendam que a sua página não é útil ao público.
Mas tem outro fator muito importante que pode atrapalhar, mesmo se você já sabe tudo sobre como aumentar o tráfego: a falta de atrativos que direcionam o público certo na hora certa para as páginas mais rentáveis do seu negócio.
E é justamente para consertar cada um desses erros mais comuns que atrapalham o crescimento da audiência que navega pela sua loja virtual, que separamos 4 dicas para que você saiba como aumentar o tráfego do seu e-commerce. Confira!
4 dicas sobre como aumentar o tráfego do seu site
1- Invista em um site rápido e responsivo
Confira sempre as formas de manter o site rápido e responsivo, compatível com desktop e/ou mobile. Para isso, é preciso escolher os melhores hosts, como WordPress, evitar páginas duplicadas e cultivar outras boas práticas.
Dessa maneira, seu site fica mais rápido, proporcionando melhor experiência de navegação ao usuário, além de posicionar melhor no Google e, assim, trazer mais visitantes.
2- Trace estratégias de conteúdos orgânicos com foco em SEO
Uma ótima forma de trazer mais audiência para o seu site é tendo um bom planejamento de conteúdo orgânico.
Esse conteúdo faz com que o seu site se posicione bem nos buscadores por meio de palavras-chave utilizadas nos textos do blog, por exemplo.
É o conteúdo orgânico, menos apelativo, que confere autoridade e credibilidade ao seu produto ou solução. Portanto, vale investir em um bom planejamento para este tipo de material no seu marketing!
3- Tenha boas descrições dos produtos
Uma coisa que atrai os seus clientes é saber que no seu site eles encontram informações relevantes sobre produtos ou soluções que possuem interesse.
Por isso, aposte em descrições detalhadas, com fotos, vídeos e bons textos.
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4- Utilize ferramentas de automação em marketing para saber como aumentar o tráfego
Outra maneira muito efetiva de saber como aumentar o tráfego é investindo em ferramentas de automação em marketing.
Com elas, você consegue atrair a audiência por meio de:
- E-mail marketing: Ao enviar um e-mail marketing atraente, o usuário pode ser incentivado a acessar conteúdos interessantes do seu blog, o que aumenta seu tráfego e constrói credibilidade e autoridade, ou acessar mesmo as páginas de seus produtos mais rentáveis, por exemplo.
- SMS: A Push SMS tem uma taxa de abertura superior a 90% em muitos casos. É uma oportunidade para enviar links ou gatilhos que levam o usuário a clicar ou procurar o seu site.
- Push Notification: As Notificações no desktop chegam na hora certa à audiência. Quando utilizadas com as estratégias certas, criam senso de urgência e imediatismo no leitor, levando-o a acessar rapidamente a sua página. É um ótimo recurso para aumentar o tráfego e potencializar as vendas no seu e-commerce.
- Push OnSite: A queridinha dos gestores para conduzir o público certo na hora certa, a Push OnSite ajuda a aumentar o tráfego, especialmente das páginas mais rentáveis para você. Assim, não é apenas aumento de pessoas no seu site, mas aumento de pessoas nas páginas certas. Isso acontece porque o usuário está navegando no site e recebe uma notificação com desconto ou com alguma novidade que o atrai para outro setor.
O Pushnews sabe como aumentar o tráfego do seu site!
E aí? Já está colocando essas dicas em prática?
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