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Como Aumentar As Visitas Do Seu Blog

Aumentar as visitas do seu blog não é tarefa difícil, tudo depende do investimento que você está disposto a fazer. Quando digo investimento, não me refiro a investimento financeiro apesar de existirem ferramentas pagas que facilitam bastante o processo. O investimento que eu me refiro é de tempo e dedicação. Antes de iniciar qualquer estratégia é importante que você esteja familiarizado com os conceitos.

Primeiro entenda as métricas base

As métricas base são as métricas principais do Analytics, depois é possível cruzar dados e novas métricas para conseguir fazer análises mais elaboradas. Você pode encontrar estas métricas dentro do seu Google Analytics indo a: Público > Visão geral Vamos então entender um pouco dessas métricas.

Sessões

Nós podemos assumir que uma sessão é o equivalente a uma visita. Ou seja, um único usuário pode ter várias sessões. Como as sessões são contabilizadas?
  1. Sessões iniciadas em períodos diferentes. Exemplo: O usuário entra em seu blog hoje e amanhã. Serão contabilizadas então duas sessões para o mesmo usuário.
  2. Sessões com períodos de inatividade. Exemplo: O usuário entra em seu blog e navega durante um período e de seguida fica inativo por 30 minutos. Quando ele regressa à atividade novamente, vai contabilizar como duas sessões para o mesmo usuário.
Ou seja, para aumentar as visitas do seu blog é importante que os usuários continuem iniciando novas sessões – que retornem ao seu blog.

Usuários

Quando falamos das sessões, é o equivalente a uma visita. Um visitante que inicia uma sessão em seu website é um usuário. É aqui que você mede seus resultados de estratégias para aumentar tráfego do seu blog. As métricas “Usuários” e “Usuários ativos” mostram quantos usuários navegaram pelo seu blog. Para que o Google Analytics determine qual tráfego pertence aos usuários, cada hit enviado recebe um identificador exclusivo que é associado a cada usuário. Esse identificador é um cookie próprio que armazena um ID de cliente do Google Analytics. Também é possível usar o recurso User ID juntamente com o ID de cliente para identificar com mais precisão os usuários em todos os dispositivos usados para acessar o seu blog. No início de 2017, o Google Analytics atualizou as métricas de “Usuários” e “Usuários ativos” para contabilizar com maior fiabilidade os usuários, com alta precisão e baixa taxa de erro ( de acordo com a própria google, menos de 2%).

Visualizações de página

Visualizações de página (Pageviews) é uma métrica que permite você saber quantas páginas foram num determinado período de tempo. O importante aqui é entender que só porque seu website tem 100 mil páginas visitadas, não quer dizer sejam 100 mil usuários. Ou seja, um usuário pode visitar 3 páginas diferentes em uma única sessão. No Pushnews temos o módulo Push OnSite que trabalha esta métrica. Esse recurso permite você mostrar notificações dentro do seu website para todos os seus visitantes online mesmo que não se tenham cadastrado nas suas push, isto vai fazer com que ele pule para outras páginas do seu site gerando visualizações. Estudos que fizemos mostraram que os usuários que navegam em páginas com as Push OnSite têm em média mais 2 páginas visualizada do que os usuários que usuários que não navegam em páginas com este recurso. Bem legal…

Páginas/Sessão

Essa métrica é bem simples, basicamente é a média de páginas visitadas por cada sessão iniciada. Se você tem 30.000 páginas visitadas e 15.000 sessões iniciadas num determinado espaço de tempo, você tem 2 páginas visitadas por sessão. 30.000/15.000=2

Porcentagem de novas sessões

Na porcentagem de novas sessões você pode entender melhor a distribuição do seu tráfego. É uma métrica muito importante para você entender se seus usuários estão regressando e também se está conseguindo atrair novos usuários. Você tem que entender que para aumentar as visitas do seu blog é importante trabalhar tanto os usuários novos como os que retornam. De seguida vou te explicar a diferença destes usuários e como trabalhar os resultados com ambos.

Tipos de Usuários

Para aumentar as visitas do seu blog, é necessário entender como se categorizam os usuários. Imagine que você abriu uma loja, seu principal interesse é receber novos clientes e fidelizar os mesmo para que possam retornar. No seu blog tem que ser igual e daí termos 2 tipos de usuários – os novos e os recorrentes. Os usuários novos são usuários que estão visitando seu blog pela primeira vez pois alguma coisa os atraiu para ver seu conteúdo. Os usuários recorrentes são usuários que já entraram em seu blog antes e acharam seu conteúdo interessante e por isso estão voltando para saber suas novidades.

Mas como aumentar as visitas do seu blog?

Como aumentar o número de novos usuários

Para você aumentar o número de novos usuários existem diversos canais que ajudam nesse sentido. Alguns deles são
  • Mídia paga – Você pode comprar tráfego tanto em Facebook Ads como em Google Ads o retorno que você tem vai depender tanto do investimento como das otimizações. É muito importante você conhecer o seu público alvo para poder segmentar exatamente no público com as características da sua persona.
  • SEO – Aqui é importante dizer que esse deve ser o seu principal canal que você deve apostar pois o custo é apenas o seu tempo, ou seja, não necessita de investimento financeiro se você estiver disposto a aprender.
  • Troca de links – Este é um método que pode ajudar você em dois sentidos, tanto para SEO como para trazer tráfego do seu parceiro. É importante que você escolha bem com quem trocar links para que o público do seu parceiro veja valor no seu conteúdo.
  • Guest post – Fazer guest post é uma forma muito interessante de conseguir tráfego de outros sites. Ou seja, você pode identificar blogs do mesmo nicho que você e propor fazer um guest post para esse blog e no artigo você coloca vários links apontando para o seu blog e dessa forma você consegue trazer audiência desse blog para o seu. Bem legal né?

Como aumentar o número de usuários recorrentes

  • Remarketing – A forma mais comum para engajar com pessoas que já navegaram e engajaram com seu site, é através do remarketing. O remarketing é possível ser feito com diversas ferramentas. Sabe quando você visita uma página e depois começa vendo publicidade desse site em todo o lado? Isso é remarketing. Se você quiser aprender mais basta pesquisar no google que certamente terá conteúdos bem legais sobre o tema.
  • Push Notifications – As Push Notifications ou Notificações Push são um canal bem legal que te permite capturar os seus visitantes com apenas um clique. A partir desse momento você consegue enviar notificações para o celular ou desktop dele mesmo que ele não esteja presente no seu website. Bem legal. Existem pessoas gerando mais de 1 milhão de cliques por mês só através dessa ferramenta. Se você quiser testar gratuitamente basta clicar aqui.
  • Mídias Sociais – As mídias sociais são bem legais pois hoje em dia toda a gente navega nelas. Então nada melhor do que compartilhar suas novidades por lá.
  • Email Marketing – Se você já trabalha na captura de email você pode usar ferramentas de email marketing para divulgar suas novidades via esse canal. Caso você ainda não capture emails, você pode conhecer a ferramenta Push Mail do Pushnews. Ela permite você começar a dar os primeiros passos no email marketing.
Quer ver o nosso caso prático? Continue a leitura

Como Aumentamos o Tráfego do Nosso blog em +100%

Quais os pontos a otimizar para aumentar o tráfego do seu blog

Links

Nosso site já tinha um bom perfil de links, com uma grande variedade de links em publicações fortes e de primeira linha. Não vamos entrar em muitos detalhes sobre como fazer isso, pois isso garante seu próprio post mas uma das principais abordagens foi: Guest posting: Escrever posts para outros blogs ou ser apresentado através de entrevistas. Isto é muito fácil para blogueiros com sites não comerciais e é uma maneira muito escalável de desenvolver bom perfil de links. aumentar visitas blog
Taxa de cliques em 6 meses – Pushnews.com.br/blog

Conteúdo

O site tem estado ativo, por isso tem acumulado bastante conteúdo que foi bem escrito e foi editado e direccionado com SEO em mente. Como resultado, estava bem classificado, trazendo tráfego para o site e aparentemente funcionando muito bem. Se você está apenas começando sua jornada de blog, preencher o site com conteúdo de alta qualidade deve ser uma alta prioridade para você. Então, como destaquei originalmente, o trabalho chave da nossa atividade que levou nosso site disparar em termos de visitas tem sido o SEO técnico. Vamos analisar todos os elementos chave, por isso, se você tiver um blog numa situação semelhante ao descrito acima, poderá implementar essas ações para ajudar a aumentar o tráfego do seu blog também.

Problemas de indexação

Um problema comum para os blogs, especialmente aqueles que já existem há muito tempo, é ter muitos URLs indexados pelo Google que não são páginas genuínas e não oferecem valor para os usuários. Alguns destes problemas são comuns em sites WordPress, como:
  • Páginas de categoria
  • Tag de páginas
  • Páginas do autor
  • Arquivar páginas
Mas também:
  • Urls de anexos
  • Páginas de parâmetro estranhas sendo rastreadas e indexadas
A gente rastreou o site e identificamos os padrões por trás dos principais “criminosos” nessa área e não os indexamos nem atualizamos no Search Console para impedir que o Google os rastreie.
Notificações Push

Conteúdo curto

O nosso blog tinha uma enorme quantidade de páginas com conteúdo extremamente curto, basicamente, páginas com uma pequena introdução relacionado com um tema que foram claramente criadas com o SEO em mente para focar em keywords de cauda longa. No entanto, estas páginas eram de qualidade extremamente baixa e adicionavam muito pouco valor para um usuário que chegava até elas. As vantagens desse tipo de páginas não é suficiente para justificar o tempo necessário para adicionar conteúdo ao blog. Por isso, a boa prática é removê-los ou não indexá-los.

Velocidade da página

No início, a velocidade da página do site era extremamente baixa devido a várias fontes de texto, imagens grandes, armazenamento em cache e vários outros problemas. Usamos alguns plug-ins para ajudar a melhorar isso, recomendamos o WP Rocket.

Mapa XML

O site tinha vários sitemaps enviados no Search Console, muitos dos quais listavam URLs que não queríamos rastrear, muito menos indexados. Retirámos essas URLs para que os mapas apresentassem apenas URLs listados com conteúdo de boa qualidade presentes, por isso ficou muito mais claro o que deve ser indexado e qual conteúdo é mais importante no site.

Anúncios Agressivos

A publicidade paga é a forma que muitos blogueiros usam para monetizar o site, assim sendo, reduzir a quantidade de publicidade não é grande opção. No entanto, se abusar da quantidade de publicidade, ela poderá se tornar ineficaz e não vai aumentar as visitas, podendo mesmo até mesmo prejudicar seu desempenho geral, afetando seu tráfego, conversões e, portanto, menos dinheiro para o negócio. O equilíbrio é a chave e nas últimas atualizações da Google, sites com excesso de publicidade têm sido penalizados.

Estrutura da página

Um problema que vemos regularmente em blogs e sites em geral é que as tags no header são usadas para estilização em vez de estrutura. As tags H1, H2 e H3 devem ser usadas para ilustrar claramente a estrutura de sua página, para que o Google possa mapeá-la para as frases que esperaria ver mencionadas no tópico abordado.

Links internos

Temos trabalhado e focado bastante a nível de links e nesse sentido identificámos vários pontos que devem ser corrigidos para otimização dos nossos resultados. Alguns deles foram:
  • Corrigir os links internos que estavam vinculados a páginas quebradas;
  • Corrigir links internos que levavam nossos usuários para redirecionamentos, passamos a apontar os links diretamente para o destino correto;
  • Fomos adicionando mais links para páginas importantes em todo o site. Esta ação foi uma das fundamentais para melhoria de resultados.
Se você acha que nos esquecemos de alguma coisa, comenta aí para podermos trocar umas ideias.