Taxa de Abertura

Taxa de abertura – Saiba o que é e como aumentar seus resultados!

São várias as métricas importantes para um negócio. Um dos benefícios mais marcantes do marketing digital é a possibilidade de acompanhar, em tempo real, os resultados das ações que estão sendo executadas. Uma das métricas mais importantes é a taxa de abertura.

Esse índice ajuda a entender como a sua empresa está se comunicando, como o público tem recebido as informações e o que precisa ser melhorado.

Continue a leitura do artigo e entenda mais sobre o que é e como aumentar a taxa de abertura da sua empresa!

O que é a taxa de abertura?

A taxa de abertura é uma métrica que diz respeito sobre a quantidade de pessoas que abriram os e-mails disparados pela sua empresa.

Essa métrica é importante pois mostra, por meio de números, se as mensagens que você envia para o seu público estão sendo relevantes, se você está sendo capaz de engajar essas pessoas e, principalmente, se a mensagem enviada está sendo recebida pelo outro lado.

Como aumentar a taxa de abertura?

Aumentar a taxa de abertura é o desejo de todas as empresas. Afinal, quanto mais os leads interagem com a sua empresa, maiores são as chances de conversão e fidelização e, por consequência, a rentabilidade do seu negócio.

Crie um bom relacionamento com os contatos.

Um bom relacionamento com os contatos é peça-chave para o aumento da taxa de abertura de e-mails dentro da sua empresa.

Isso significa que, além de ter mensagens consultivas e de qualidade em cada disparo, é preciso atentar a alguns detalhes. São eles:

  • frequência do envio de e-mails;
  • linguagem;
  • segmentação da base de leads;
  • mensagens com objetivos claros.

Faça testes A/B

Existem várias ferramentas que facilitam a execução dos testes A/B. Nesses testes, você pode variar, por exemplo, a chamada (título do e-mail) para descobrir que tipo de abordagem funciona melhor com o seu público, e identificar quais detalhes são primordiais para que as taxas de abertura da sua empresa subam.

Invista em um bom CTA

Um CTA de qualidade é fundamental. Esse Call to Action definirá, junto com a chamada completa, se o usuário vai executar ou não a sugestão de ação na mensagem que você acabou de enviar.

Ele precisa ser intrigante, despertando a curiosidade dos leads e, ao mesmo tempo, esclarecedor.

Fique de olho na formatação

A formatação do seu e-mail precisa de atenção. O corpo de texto e até o título da mensagem disparada devem conter palavras-chave e formatos interessantes para a sua empresa, fazendo com que os usuários interajam cada vez mais com eles.

Como saber se a taxa de abertura está satisfatória?

Uma taxa de abertura interessante está acima dos 20%. No entanto, é preciso se lembrar de que cada mercado é uma realidade.

Mercados diferentes, obviamente, têm comportamentos diferentes. Além disso, o tipo de e-mail disparado também define a taxa: e-mails promocionais e e-mails institucionais, por exemplo, costumam ter taxas de abertura distintas.

No entanto, lembre-se sempre de tentar manter os índices superiores a 20%. Faça testes e reestruture a sua forma de comunicar para conquistar números melhores.

Uma taxa de abertura satisfatória significa, principalmente, que os seus leads estão se relacionando com a sua empresa da melhor maneira possível e que você conseguiu conquistar a atenção dessas pessoas. Leads engajados significam um aumento considerável na fidelização dos clientes e, como consequência, um aumento do rendimento geral da empresa.

Gostou do conteúdo e quer aprender mais sobre o tema? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe de perto as nossas atualizações. Estamos no Facebook e no YouTube!