Como atrair clientes pelo Instagram
É cada vez mais normal utilizar o Marketing Digital para atrair novos clientes para a empresa. Dentro das estratégias, podemos citar o uso das redes sociais.
Isso porque as redes sociais estão em uso diariamente por mais pessoas do que você possa imaginar. O Instagram, por exemplo, possui mais de 1 bilhão de usuários ativos e não para de crescer.
Com isso em mente, é recomendado que você analise as possibilidades de investir em um perfil para sua empresa nesse aplicativo para trabalhar a captação de mais clientes.
Afinal, com a dominação da internet nos dias atuais, quem fica de fora pode se tornar invisível.
Achou interessante esse modo de atrair mais clientes e quer aprender mais? Então vamos lá!
Conheça as melhores estratégias
Muitas empresas da área da odontologia, por exemplo, gostam de adotar um software odontológico na esperança de que como resultado tenha um aumento na quantidade dos clientes e, consequentemente, no lucro.
Mas a verdade é que se você tiver dedicação, pode fazer isso sozinho com o uso do Instagram e ficar muito mais satisfeito.
Veja abaixo as estratégias que você pode utilizar no seu perfil:
Stories
Nessa função, você pode brincar com seus seguidores, que podem ser potenciais clientes ou clientes atuais.
De qualquer forma, vale divulgar links de matérias interessantes, questionários para estimular o conhecimento, entre outras ideias!
Esses conteúdos somem do seu perfil depois de 24 horas, mas também há a opção de fixá-los no “destaque” e ficar lá por tempo indeterminado.
Concursos
Você pode publicar concursos que dão algum brinde, como um kit de higiene bucal caso você possua um consultório odontológico, por exemplo.
Com isso, além de conseguir mais seguidores que podem ser seus potenciais clientes, você também cria um relacionamento mais próximo, de confiança com o público-alvo.
Interação
Quando fizer publicações, deixe os comentários livres para ver quais são as expectativas e opiniões das pessoas.
Crie o hábito de sempre responder, sendo algo bom ou ruim. Até porque é com os erros que conseguimos melhorar.
Também deve dar atenção para quem te mandar mensagens particulares, pois pode ser algo muito importante.
Hashtags
É possível utilizar palavras ou expressões juntas do símbolo “#”, que se transformam em um tipo de link, onde os seguidores podem clicar e ver mais assuntos relacionados com a sua área ou sua empresa.
Utilize no máximo 10 hashtags por conteúdo, isso garante que apareçam com frequência nos resultados das buscas pelo aplicativo.
Parcerias
No Instagram, há pessoas com um número muito alto de seguidores, chamados às vezes de “instagramers” ou “influenciadores”.
De qualquer forma, quando um deles faz uma indicação, é atingido por milhares de pessoas diferentes que podem se tornar todos seus clientes.
Portanto, converse com alguém desse estilo e peça para que elogie e indique sua empresa ou algum produto que você vende, como um plano dental, por exemplo.
Vídeos e Imagens
Tenha cuidado para não utilizar vídeos e imagens que pertencem a outras pessoas para que isso não se torne uma dor de cabeça ou até mesmo tenha que pagar direitos autorais.
Além disso, publique apenas os que tiverem uma alta qualidade para passar uma imagem de que sua empresa tem autoridade no mercado.
Vale também pedir para que atuais clientes façam depoimentos contando o quanto estão satisfeitos com seus produtos ou serviços.
IGTV
Não muito tempo atrás, o Instagram lançou uma outra plataforma para criação de conteúdo em vídeos, mas ela tem integração com a conta do aplicativo inicial.
Nele você pode publicar vídeos na vertical de 15 segundos até 60 minutos para contas verificadas e para as que não são, o limite é de 10 minutos.
Conteúdo apropriado
Estude seu público-alvo, colete informações sobre seus clientes atuais, como a idade, onde mora, onde trabalha, o que mais gosta de fazer, de consumir, enfim, seus hábitos e informações.
Com isso, crie conteúdos que eles vão gostar de consumir o tempo todo. Não adianta você ter uma clínica dentária e criar conteúdos sobre decoração de casa, por exemplo, não é mesmo?
Conquiste muitos clientes
Agora já está convencido de que o Instagram possui diversas estratégias incríveis para te ajudar a conseguir mais clientes para o seu negócio?
Se você pensava que perderia tempo, na verdade está perdendo agora enquanto ainda não criou sua conta ou não está colocando em prática o uso dessas ferramentas.
Por isso, esteja sempre atrás de melhorias para o seu negócio, pois você pode se surpreender com os resultados e ficar muito contente.
Conquiste um negócio de sucesso e seja referência no mercado!
Conteúdo produzido por Sther Freire | Produtora de conteúdo no Consulta Ideal