Gatilhos mentais: conheça 9 para aumentar as vendas online
Os gatilhos mentais são formas de atrair a clientela e aumentar as vendas, especialmente nesta época do ano, quando todos estão mais propensos a consumir por conta das festas de final de ano.
A técnica se vale dos conhecimentos em neuromarketing, ou seja, da área do marketing que estuda o comportamento de compra do público.
Sabendo como e por que as pessoas compram, fica muito mais fácil direcionar seus esforços para estratégias que convertem e realmente melhoram seus resultados. Ao utilizar essas práticas no seu e-commerce, é possível acelerar a decisão de compra dos seus consumidores, impulsionando as vendas da sua loja virtual.
Mas, afinal, o que é gatilho mental? Bem, é isso que você irá aprender na leitura deste artigo. Além disso, você também irá saber quais são os principais gatilhos mentais e quais os 9 mais promissores para usar na sua empresa. Acompanhe!
Qual a importância dos gatilhos mentais no e-commerce?
Para trazer sucesso às suas estratégias de marketing, aumentar as vendas do seu e-commerce e se aproximar do seu cliente, é necessário entender como funciona a mente do consumidor.
Pensar sobre o que leva alguém a comprar um produto ou serviço e como é o processo de decisão de compra será decisivo para obter sucesso na sua loja virtual.
Com os gatilhos mentais do neuromarketing é possível despertar desejo, ambição, necessidade e vontade de compra. Essa área da ciência estuda as preferências, desejos, dúvidas e críticas do consumidor, além de estudar o que se passa em seu inconsciente e como utilizar essas informações para criar estratégias, gerar estímulos e atingir os clientes de forma mais assertiva.
Apesar de ser uma prática válida e muito efetiva, é preciso ser honesto. Vale destacar que os gatilhos mentais não devem ser assemelhados às propagandas enganosas, que não entregam o que prometem. Isso porque, na geração da informação instantânea, qualquer erro desse tipo pode ser fatal para a reputação da empresa.
Confira agora os 9 gatilhos mentais mais interessantes para aumentar suas vendas!
9 gatilhos mentais para vendas online: como usar?
Agora que você já sabe o que são os gatilhos mentais, está na hora de conhecer os 9 principais e como eles agem na cabeça do consumidor. Veja!
1. Prova social
A prova social é um gatilho mental extremamente potente. Assim como a famosa propaganda boca a boca, na internet os usuários pesquisam (e muito) a opinião de outras pessoas sobre a sua marca ou produto.
Por isso, o melhor que você pode fazer é expor justamente as avaliações que comprovam a qualidade e eficiência da sua solução. Invista em depoimentos, preferencialmente em vídeos, e mostre ao público o seu valor!
2. Autoridade
Mostrar que seu e-commerce é uma referência no mercado faz com que os consumidores confiem mais no seu negócio e comprem mais com você. Dessa maneira, a autoridade é um gatilho mental fundamental para passar credibilidade e confiança para o público.
Aqui vale apostar em produções que mostram que você entende da parada, sabe? Conteúdos de redes sociais e blog, as famosas estratégias de Pull Marketing, acompanham muito bem essa estratégia de gatilho mental.
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3. Reciprocidade
A reciprocidade também é um importante gatilho mental para criar conexão com seus consumidores e manter um bom relacionamento com eles. A ideia principal é que as pessoas geralmente retribuem o que recebem.
Por isso, deve-se gerar valor para seus clientes, oferecendo vantagens para conquistá-los, como brindes, amostras grátis e descontos.
A marca Boticário é um bom exemplo de como fazer isso. Em diversas campanhas, já disponibilizou hidratantes, batons ou outros produtos por meio de cupom, ou em troca de cadastro. Na marca de maquiagem Mac, a cada 7 embalagens retornáveis, a consumidora leva um batom gratuito, por exemplo.
4. Escassez
Uma boa forma de fazer o cliente literalmente “mexer no bolso” é provando nele os sentimentos de escassez ou urgência. Isso porque são gatilhos mentais que fazem as pessoas tomarem atitudes imediatas, com medo de perderem algo que gostariam de ter.
Para aplicar a escassez, é preciso frisar a quantidade limitada do produto ou da promoção, mostrando que eles podem acabar a qualquer momento.
Para isso, alguns termos podem ser usados, como “Restam 3 unidades” e “Promoção para os 10 primeiros compradores”.
Ao perceber que essa pode ser a última chance de adquirir o produto nas condições especiais apresentadas, o cliente corre para comprá-lo o mais rápido possível.
MAS CUIDADO: nada de iludir o cliente com mentiras. Só utilize os gatilhos mentais de escassez e urgência se eles realmente fizerem sentido. Caso contrário, a chance de você manchar a reputação da empresa é alta.
5. Urgência
Para utilizar o gatilho mental da urgência, é importante determinar um limite de tempo para se fazer a compra. Essa estratégia é muito usada em promoções relâmpago, com o uso de um cronômetro regressivo e chamadas como “Compre já!” e “Oferta por tempo limitado!”.
Nesses casos, é super necessário contar com tecnologias que ajudam a engajar a audiência, como as notificações da Push Notification do Pushnews, por exemplo. Elas atingem o público certo na hora certa, provocando uma sensação de urgência ao brotarem na tela com a mensagem adequada, indicando o tempo limitado da promoção ou oferta.
6. Novidade
A novidade é outro importante gatilho mental para vendas online. Uma marca precisa engajar seus consumidores ao realizar campanhas de lançamento e oferecer sempre uma possibilidade diferente aos clientes.
Um produto online é só um produto no meio de tantos outros. Mas uma novidade, por mais simples que seja, tem o potencial de se destacar entre tanta informação.
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7. Antecipação
A antecipação é mais um dos gatilhos mentais e conversa com o item 6, da novidade. A antecipação gera expectativa nos consumidores em relação ao lançamento de novos produtos. Para isso, é necessário elaborar, com antecedência, um planejamento de ações de divulgação das suas novidades.
Você pode fazer uma contagem regressiva nas redes sociais e ir liberando pequenos spoilers sobre os lançamentos, por exemplo. Isso aumenta o interesse do público. Opte por não entregar todas as informações de uma vez só, saciando a curiosidade do cliente aos poucos, com conteúdos diversos e diferenciados,
8. Pertencimento
A antecipação é um dos gatilhos mentais mais subjetivos e indiretos, mas igualmente potente. Trata-se de criar afeto entre marca e consumidor. Essa conexão é muito importante para fidelizar a sua audiência e, consequentemente, aumentar suas vendas.
Para trabalhar esse gatilho, é essencial construir uma boa relação com seu público, mantendo um contato frequente com ele por meio dos seus canais de comunicação, como redes sociais e e-mails.
Uma boa forma de fazer isso é automatizando os e-mails marketing ou ainda enviando SMS, como o Push SMS do Pushnews, em datas especiais, como aniversário, Natal e Ano Novo. O consumidor, assim, sente-se pertencendo ao universo da sua empresa.
9. Exclusividade
Os gatilhos mentais gerados pela exclusividade despertam um lado que todo ser humano tem: o de querer algo apenas seu, que o identifique, totalmente exclusivo.
Grandes marcas, como a Adidas, por exemplo, vendem tênis exclusivos que apenas algumas pessoas sorteadas por meio do CPF conseguem comprar.
O Rock in Rio, outro grande exemplo de exclusividade, também pensa ações que façam o público se sentir especial e único, como venda de bilhetes para ter lugar cativo na fila.
Quando uma pessoa tem acesso exclusivo a uma informação, um lugar, um produto ou outra pessoa, ela tende a se sentir melhor e mais importante.
Outros tipos de gatilhos mentais de exclusividade podem ser observados em promoções e produtos com as expressões “Apenas para assinantes!” “Apenas para os 100 primeiros”, “Produto inédito”, “Brinde exclusivo”, entre outras.
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Coloque os gatilhos mentais em prática com o Pushnews
Viu só como os gatilhos mentais podem ser aliados na hora de deixar sua marca mais visível e ainda por cima aumentar as vendas?
Mas além de conhecer os principais gatilhos mentais e como usá-los para conquistar os clientes, é preciso utilizar plataformas e ferramentas capazes de despertar o senso de necessidade e urgência nos clientes.
E é exatamente isso que fazem as soluções de automação em marketing do Pushnews. Com suporte 100% em português, fácil instalação e eficiência garantida, os produtos Push Notification, Push OnSite, Push Mail e Push SMS devem ser utilizados para aumentar o engajamento, gerar senso de escassez, urgência, exclusividade e pertencimento!
Quer aumentar as suas vendas online? Conheça as soluções do Pushnews e implemente em suas estratégias de marketing.