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Estratégias push e pull: o que é e quando utilizar cada uma delas

No marketing existem muitas formas de conquistar um objetivo. Uma delas é alternar as estratégias entre Push e Pull Marketing. Mas, afinal, você sabe o que é isso? 

São maneiras diferentes de atrair consumidores com comportamentos distintos. Enquanto o Push é uma abordagem mais objetiva e ativa em busca da venda, a outra técnica, o pull, consiste na criação de uma relação mais próxima com o consumidor. 

Ainda que sejam opostas em muitos sentidos, elas convergem para montar estratégias a longo prazo, com objetivos distintos, mas que se complementam, como vender mais e fidelizar clientes.

Neste artigo, vamos te mostrar as principais diferenças entre Push e Pull Marketing e quando usar cada uma das técnicas. Acompanhe!

O que significa estratégias Push e Pull Marketing?

Push e Pull significa empurrar e puxar, no português. A tradução dá o tom de cada uma das estratégias: a primeira significa atrair de forma mais clara e agressiva, “empurrando o produto”. Já puxar é uma forma mais envolvente de atrair os consumidores. 

O Push, logo, tem um comportamento mais ativo, tentando captar a atenção do público com anúncios, campanhas, notificações, email marketing e ações sobre os seus produtos e/ou serviços.

Já o Pull Marketing, busca aplicar uma prospecção passiva, tentando atrair consumidores em potencial a partir da conquista, utilizando técnicas de produção de conteúdo orgânico, por exemplo.

Ao saber mais a fundo sobre o que significa push e pull, é muito fácil identificar qual tática pode funcionar melhor com os leads que você quer converter.

Veja agora como diferenciar push e pull de acordo com o seu público e desejos a médio e longo prazo.

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Push Marketing

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O Push Marketing tem tudo a ver com um outro termo, o marketing direto. Nesse método, o objetivo é conseguir mais conversões a partir da oferta dos produtos e/ou serviços. Dessa forma, é comum reforçar campanhas e anúncios de tráfego pago para conseguir cativar a atenção do consumidor.

Normalmente, isso acontece em organizações que estão começando e querem se posicionar dentro desse segmento.

A abordagem também é usada por quem já está estabelecido em um mercado, mas quer anunciar um novo produto ou fazer uma boa promoção. 

Nessa técnica, além dos anúncios, você pode contar com as ferramentas da Pushews para segmentar o público e enviar notificações que vão direto ao ponto, fisgando o cliente.

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Pull Marketing

Agora para entender completamente o Push e Pull Marketing, vamos falar do pull, que é o oposto complementar, digamos assim, do push. 

Trata-se de atrair o cliente através da fidelização de clientes.

A ideia não é apenas conseguir a conversão, mas fazer com que o cliente se sinta confortável para retornar mais vezes. 

Assim, a ideia principal é criar uma base de clientes fixos e escaláveis, que tornem a sua marca referência para sempre que desejarem. 

O trabalho de atração é feito a partir do entendimento das necessidades, desafios e comportamento do seu público-alvo.

Por isso, nesses casos, anúncios e campanhas tradicionais de comunicação acabam dando lugar a estratégias como o Marketing de Conteúdo, contribuindo para um relacionamento mais próximo e natural com os clientes.

Os contatos e mensagens para os consumidores, portanto, não têm o foco na conversão, mas sim na criação de uma relação de confiança.

Como diferenciar Push e Pull Marketing?

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Foco principal

A principal diferença entre as duas abordagens é o que se pretende com cada uma. Em outras palavras, enquanto o Push Marketing foca diretamente a conversão do consumidor em curto prazo, o Pull foca na fidelização.

Tempo de espera

O objetivo de cada uma das abordagens impacta diretamente, também, o tempo de espera para conseguir os resultados. Push e pull marketing tem tempos diferentes de atuação. O primeiro é mais imediato, o segundo colhe resultados a longo termo.

Direcionamento dos trabalhos

Enquanto a comunicação do Push Marketing consiste na apresentação ativa e rápida das vantagens do produto e/ou serviço, o Pull trabalha a partir das demandas e objetivos dos clientes, de forma mais indireta. Eles precisam saber que, caso tenham um problema, por exemplo, a sua empresa tem a solução.

Como aplicar Push e Pull Marketing no dia a dia?

Para implementar estratégias push e pull marketing, é preciso considerar alguns fatores. Veja a seguir cada um deles.

Analise o seu público

O primeiro passo é conhecer o seu público. Isso porque uma abordagem mais direta pode afastar aqueles consumidores que desejam conhecer mais uma marca antes da tomada de decisão. O contrário também ocorre. Aquilo que exige velocidade e urgência na tomada de decisão, não pode depender do pull, precisa do Push. 

Tenha um objetivo claro

Saber com clareza qual o seu objetivo final também é fundamental. Para as organizações que precisam de resultados rápidos, o Push Marketing se torna mais eficiente, causando um impacto quase instantâneo no seu público-alvo.

Acompanhe os resultados

Tendo todos os passos acima bem definidos, é importante continuar de olho no que está funcionando e o que precisa ser aprimorado. Em alguns casos, uma abordagem mais agressiva pode não ser tão eficiente como o esperado ou a longa espera por resultados pode ser prejudicial ao seu negócio.

Utilize as ferramentas certas

Quando você consegue ter todos os itens acima bem decidido, é hora de colocar em prática as estratégias Push e Pull Marketing. Nesse momento, é importante ter as ferramentas certas. Quando o assunto for pull, é importante ter um time qualificado de produção de conteúdo, que utilize ferramentas de SEO para impactar mais pessoas e melhor se posicionar no google. 

Além disso, conseguir enviar SMS para fidelizar o cliente, anunciando novidades, enviando promoções ou apenas contando alguma curiosidade ou desejando um feliz aniversário, faz toda a diferença, uma vez após 30 anos de uso no Brasil, o torpedo ainda é o queridinho dos brasileiros, segundo pesquisa

E se o push for a estratégia ideal, é bom contar com gestores de tráfego, anúncios impactantes e, claro, ferramentas de automação em marketing para entregar mais rapidamente a mensagem certa ao público certo. 

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