6 Formas De Usar Push Notification Em e-Commerce
Atualmente, poucas são as empresas que não estão usando Push Notification em e-commerce e começa sendo um canal de engajamento de eleição das novas gerações.
Estamos diante de uma revolução no mercado eletrónico onde é muito importante estarmos presentes na mente do nosso cliente. Os Micro-Momentos já estão fazendo a diferença e você tem que estar lá quando o cliente pensar no seu produto, na verdade push notification em e-commerce já começa sendo uma opção escolhida por muitas empresas.
É muito importante você encontrar o seu canal de engajamento. Agora com as Web Push Notifications, você pode engajar em tempo real com seus clientes onde quer que eles estejam. As Web Push Notifications são notificações com mensagens clicáveis, com ou sem arte, que redirecionam seus clientes diretamente para o seu produto.
O mais legal disso é que eles nem têm que estar presentes em seu website. Nestas mensagens você pode comunicar um novo produto, um desconto, uma campanha ou simplesmente um “Bom dia” para seus clientes!
Vou te mostrar agora 6 tipos de notificações que você deveria estar enviando para seus clientes.
6 Formas de usar Push Notification em E-commerce
1. Anuncie novos produtos para seus clientes
Os clientes adoram saber de novidades das lojas que eles seguem e se eles te seguem, eles querem saber sobre suas novidades!
Para começar, deixa eu te dizer que você que vende seus produtos, pode segmentar seus clientes por categorias. Desse jeito você estará enviando conteúdo altamente relevante para cada público.
2. Anuncie Descontos
Este é o tipo de notificação que causa urgência no seu cliente e impulsiona o clique. A mensagem ideal será com um tempo limite ou um número limitado de produtos. Grande parte dos e-commerce usam uma combinação dos dois tipos.
Você pode também aumentar a urgência enviando notificações informando quanto tempo falta para o final do desconto (ex. “Seu cupom expira dentro de 3 horas”) ou quantos produtos ainda sobram para desconto (ex. “150 produtos vendidos. Já só faltam 50. Não perca a oportunidade!”)
3. Qualifique seus usuários anônimos
Para sua loja e-Commerce, é muito importante você conseguir o maior número de cadastros possíveis pois só assim você conhecerá seus clientes.
Quando um cliente se cadastra, você consegue saber que tipo de produto ele viu e quais páginas ele clicou. Tudo isso ajuda você a conseguir entregar a oferta ideal para cada segmento de cliente e principalmente acompanhá-lo em diferentes dispositivos, sejam eles desktop ou mobile.
As Push Notifications em e-commerce podem ajudar a atrair o usuário a fazer o cadastro. Tudo depende da sua imaginação e oferta.
4. Mensagem segmentada
Como eu disse antes, é muito importante você entregar o conteúdo certo para o público certo.
Se você vende roupa masculina e feminina, não faz sentido mostrar uma nova blusa feminina para todos seus clientes. Isso provavelmente irá chatear o público masculino.
Na hora de enviar notificações é muito importante você saber para quem você está comunicando. Você pode então criar vários segmentos para saber para quem comunicar na hora de enviar push.
5. Mensagem personalizada com base na informação do seu cliente
Com tanta informação e anúncios, facilmente um cliente ignora uma publicidade. Uma das técnicas para evitar que isto aconteça, é você conseguir manter uma comunicação mais personalizada ao perfil de cada usuário. Seu cliente tem que sentir que você está falando diretamente com ele.
Você enviar uma mensagem de aniversário, ou simplesmente perguntar se o cliente gostou do último produto que comprou, torna o seu público mais perto de você.
Com o uso da nossa API você pode enviar notificações personalizadas em torno de tudo o que você sabe sobre o seu cliente. Você pode até tratar ele pelo próprio nome.
6. Recuperação de carrinho abandonado
Este é um problema que muitas lojas e-Commerce conhecem. O cliente entra em seu website, passa algum tempo vendo os seus produtos escolhe alguns para o carrinho e acaba por nem comprar nada, no entanto, podemos identificar que houve intenção de compra.
Na verdade, de acordo com o estudo feito pela Baymard Institute, 2 em cada 3 carrinhos são abandonados.
Uma forma eficaz de contornar este problema é enviando push notification informando do carrinho abandonado.
Ainda com a nossa API você pode notificar seus clientes de produtos esquecidos no carrinho de compras. Esse é um excelente caso de uso da nossa API.
Muitas vezes o cliente quis simplesmente comparar preços com outras lojas antes de concluir a compra ou algo o distraiu antes de finalizar.
De qualquer das maneiras, enviando uma push notification alertando sobre os produtos no carrinho é uma excelente forma para conseguir resultados.
Podemos concluir que as push notification em e-commerce podem ter um papel fundamental na otimização de vendas e resultados. Uma boa estratégia de comunicação aliada a um bom uso do canal das Push Notifications vão ajudar o seu negócio.