Base de Leads

Leads – Saiba qual a importância dos leads e como converter em vendas

Quando você obtém uma boa base de leads, isso não significa que o seu trabalho com marketing digital terminou. Pelo contrário: ele está apenas começando. Afinal, o que determinará o seu sucesso é a sua capacidade de engajá-la com o seu conteúdo promocional.

O engajamento contínuo é fundamental para que o seu público tenha uma experiência de qualidade ao interagir com as suas ofertas e caminhe em direção à conversão. Sem esse recurso, você fica sem ferramentas para potencializar seus resultados.

Entender as necessidades das suas personas e se aprofundar a respeito das características dos seus leads é fundamental para planejar as suas ações.

No artigo a seguir, mostramos os principais motivos para você investir no engajamento da sua base de leads em sua estratégia de marketing. Acompanhe!

Qual é a importância dos leads?

1. Aumenta as chances de conversão

Se a sua base de leads passa muito tempo sem se engajar com o seu conteúdo promocional, há grandes chances de se esquecer das suas ofertas e deixar o processo de compra.

Então, manter esse público engajado é fundamental para a sua capacidade de gerar conversões. Não contar com esforços nesse sentido será muito prejudicial para os seus resultados.

2. Ajuda a captar potenciais clientes

Captar leads é um ótimo começo para a execução da sua estratégia, mas não é o fim de tudo. Os seus esforços devem continuar porque, afinal, o intuito de tudo é obter novos clientes.

Quanto mais alguém se engaja com uma marca, maiores se tornam as chances de fechar negócio com ela. Cada contato se torna uma oportunidade valiosa de conversão.

3. Permite qualificar mais os seus leads

Ao engajar a sua audiência com seu conteúdo promocional, você acaba aprendendo mais a respeito dela. Essas informações serão decisivas para qualificar mais esse público e, assim, poder direcionar conteúdos relevantes para ele.

Um dos pontos mais importantes de uma estratégia de marketing voltada à conversão está em sempre contar com oportunidades para captar informações da base dos leads. É o caso, por exemplo, do uso de formulários de cadastro para resgatar alguma oferta de interesse.

4. Aprimora o relacionamento com o público

Um bom relacionamento com os seus leads é fundamental para que eles se convertam em clientes. Disponibilizar conteúdo e ofertas do interesse deles ajudará muito a potencializar esse contato.

Dessa forma, fica claro o quanto é valioso investir no engajamento da sua base de leads. Uma audiência mais satisfeita com a sua comunicação terá mais chances de comprar de você.

5. Oferece acesso a dados estratégicos

A forma como a sua base de leads reage às suas ofertas representa uma informação muito valiosa para a sua estratégia. Entender esses indicadores e extrair diagnósticos precisos deles é fundamental para sua performance.

Trata-se de uma ótima forma de conhecer melhor as preferências do seu público-alvo e detectar oportunidades valiosas para ampliar os seus resultados.

converter leads em vendas

Agora que você já sabe qual a importância dos seus leads vamos te explicar como converter eles em vendas. Continue a leitura!

Já sabemos que as estratégias de marketing digital permitem que as empresas mudem sua forma de fazer negócio, ou seja, acompanham o cliente durante toda a sua jornada de compra, desde a aquisição de leads até a conversão em vendas.

No entanto, é comum que as empresas não saibam como trabalhar esses leads e guiá-los durante todo o funil de vendas, pois terminam o mês com uma grande quantidade de leads conquistados, e nenhuma venda realizada. Onde será que está o erro, nesse caso?

Como converter leads em vendas?

Existem alguns detalhes que influenciam no processo de converter leads em vendas. É preciso que você se atente a cada um deles para encontrar onde a sua empresa está pecando, e o que pode ser feito hoje mesmo para mudar a sua realidade. Vamos lá?!

1. Identificar sua persona

O primeiro passo é identificar a sua persona. É preciso entender quem são esses consumidores, quais são suas maiores dúvidas, suas objeções de compra e, com base nisso, o que precisa ser feito para convertê-los em vendas.

Estude seu consumidor e suas principais características para identificar quais são os melhores argumentos de vendas, linguagem ideal e como abordar essas pessoas.

2. Conhecer a jornada de compra

Um outro detalhe que precisa ser considerado é a jornada de compra da sua empresa.

Analise como é o processo de compra dos seus clientes: quais são os motivos pelos quais as pessoas consomem seu produto? Como seu produto pode ajudar seu público? Quais são as dúvidas que você precisa esclarecer até o momento da compra?

Desenhe todo esse caminho e certifique-se de que seus leads estão passando por essas etapas.

3. Investir em Inbound marketing

O Inbound marketing é uma estratégia que tem ajudado muitas empresas na condução dos leads pela jornada de compra.

Trata-se da criação de conteúdos estratégicos responsáveis por educar os seus leads e ajudá-los a passar pela jornada de compra, reduzindo suas objeções a cada novo e-mail ou material disponibilizado.

O resultado é a conversão desses leads em vendas durante o fim do processo.

4. Investir em push notifications

As Push Notifications estão se tornando uma tendência, e são usadas por empresas dos mais diversos segmentos.

Trata-se do uso de notificações em formato de push, que são responsáveis por aumentar as taxas de conversão no site, blog ou loja online da empresa.

O segredo está na forma com que ela é configurada: é preciso identificar o momento adequado para ativar a notificação, despertando a curiosidade e o interesse dos leads que ali estão.

5. Integrar marketing e vendas

Por último, a integração dos setores de marketing e vendas. Se pensarmos em termos de atuação, é interessante lembrar que o trabalho das duas equipes estão interligados.

Nesse contexto, é preciso que o time de vendas esteja alinhado com o time de marketing a respeito das principais objeções dos leads durante toda a jornada do cliente.

Com essas informações, o time de marketing terá insumo suficiente para criar uma estratégia que quebre essas objeções antes mesmo de chegar ao setor de vendas, reduzindo as desistências e aumentando as taxas de conversão.

Conclusão

Engajar a sua base de leads é essencial para o sucesso da sua campanha de marketing. Além de aumentar a satisfação do público ao ter contato com um conteúdo estratégico, também pode oferecer as oportunidades que você precisa para alavancar os seus resultados e converter cada vez mais.

Aprender como converter leads em vendas é fundamental para aumentar as taxas de conversão e os lucros da sua empresa. É preciso que você analise os detalhes que foram pontuados e veja como a sua empresa está trabalhando. Uma vez identificados os gargalos, é hora de agir.

A nossa dica é investir em push notifications, e para te ajudar a aumentar a sua rentabilidade e experimentar essa estratégia, faça um teste gratuito e conheça os serviços do Pushnews.