8 Estratégias De Inbound Marketing Para Aplicar Em Seu Negócio
A forma como você se comunica com seu público, hoje, é a mesma de alguns anos atrás? As pessoas mudaram e também a sua forma de interagir com elas.
O fácil acesso à informação torna seus clientes mais exigentes e você precisa estar preparado para isso.
A publicidade tradicional está cada vez mais difusa, e há uma demanda por conteúdos mais personalizados. Seu cliente agora escolhe o que quer ver, através de que meio e no momento que for mais propício a ele.
Neste novo cenário, surge o Inbound Marketing, estratégia que prioriza a experiência e vontade do seu público, acima de tudo. Saiba mais sobre essa técnica e confira algumas estratégias de Inbound Marketing para aplicar no seu negócio! Ainda não sabe quais indicadores de marketing digital acompanhar? Conheça os 8 principais aqui.
Quais as melhores estratégias de Inbound Marketing?
1. Aposte no marketing de conteúdo
O Inbound Marketing é uma estratégia que compreende esse novo comportamento do consumidor: pesquisar bastante na internet antes do momento de decisão de compra. Uma das melhores formas de abordar este possível cliente é através do marketing de conteúdo.
O raciocínio do marketing de conteúdo é bem simples: as pessoas não procuram produtos e serviços. Elas procuram soluções para seus problemas.
E são esses problemas que as levam a fazer pesquisas e buscas na internet, e estão prontas para receber e consumir a informação mais relevante que poderá ajudá-la.
Em grande parte das situações, seu potencial cliente ainda não sabe que seu serviço ou produto pode ser uma boa solução para o seu problema. Ele ainda está em uma etapa de entender qual é essa dificuldade.
Se estabelecemos uma conversa com a pessoa ainda nessa etapa, já temos uma excelente abertura na comunicação, mas de forma tão centrada na resolução do problema do usuário, que ele nem percebe que isso faz parte de uma estratégia de marketing.
É bem simples: conquistamos a confiança dos clientes através de conteúdos relevantes, e trabalhando para que estes sejam encontrados pela pessoa certa, no momento certo.
Isso é feito por meio de artigos de blog, publicações em redes sociais, relacionamento por email marketing, entre outros canais de comunicação.
2. Defina o seu funil de conversão
Outra estratégia importante para trabalhar o seu Inbound Marketing é definir o seu funil de conversão.
Essa definição se dá através de uma análise da jornada do consumidor, do momento em que ele sequer sabe da existência de sua marca até a efetivação da compra.
Você deve, através de links e recomendações, guiar seu consumidor sempre para a próxima etapa, de forma fluida e sutil, sem transparecer que sua persona está sendo conduzida a algum tipo de ação. O funil consiste nas seguintes etapas:
- Atração
- Consideração
- Decisão
As etapas atuam da seguinte maneira: no momento da atração, você o ajudará a resolver um problema. Na consideração, você indicará opções que resolvem este problema. Por fim, na fase de decisão, você mostrará porque a sua solução é a mais adequada.
O que será falado, o tom da mensagem e o formato do conteúdo irão depender de qual etapa sua persona está.
É fundamental mostrar para seu público que você entende o problema, permanecendo sempre em contato com ele para que, chegado o momento de decisão, você seja a sua principal escolha.
Este processo será ainda mais eficiente se a transição entre as etapas variar entre vários tipos de mídia e formatos de conteúdo, como blog posts, ebooks, fóruns, vídeos, questionários, podcasts e trabalhos de relacionamento por email marketing e redes sociais.
3. Saiba sobre o que você deve falar
É de extrema importância que você faça uma curadoria dos assuntos que serão abordados em sua estratégia, baseado naquilo em que as pessoas estão mais interessadas.
Para tornar-se relevante, você precisa ser condizente com aquilo sobre o que o seu cliente quer falar.
Existem muitas ferramentas que ajudam a perceber a importância e frequência de alguns assuntos, como Keyword Planner, do Google Adwords, ou o SEMrush.
4. Trabalhe o SEO
Ok, você já identificou sobre quais assuntos irá falar, mas de nada adianta se você cria um conteúdo incrível que ninguém acessa. Para seu produto ser visto, ele, primeiramente, precisa ser encontrado.
SEO significa Search Engine Optimization, nome dado para o conjunto de técnicas que você irá aplicar no seu blog para que ele seja mais facilmente encontrado pelas pessoas em ferramentas de busca.
Dificilmente, sem trabalhar com pelo menos algumas dessas técnicas, seu blog será encontrado em meio à infinidade de informações disponíveis na rede.
Apesar da competitividade nos motores de busca ser cada vez maior, com algumas técnicas simples você já consegue fazer o básico para conseguir galgar seu caminho rumo ao topo!
Existem mais de 200 fatores que o Google analisa antes de decidir a posição da sua página, mas investindo de forma consistente nas cinco dicas a seguir, você consegue dar um grande passo para aprimorar sua estratégia de Inbound Marketing, os principais são:
- Quantidade de links internos e externos direcionando para o seu endereço;
- Boa colocação da palavra-chave no conteúdo;
- Autoridade do domínio (quantidade e qualidade de links para o seu site);
- Atualização constante de conteúdo;
- Experiência do usuário (quanto tempo as pessoas passam navegando em suas páginas).
5. Invista em email marketing
Muitas pessoas por ai dizem que o “email está morto”, mas isso não é verdade. Por meio de uma estratégia sólida de nutrição de leads, você estabelece etapas em que sua persona está e que tipos de conteúdos são relevantes para ela.
Considerando essas listas divididas por interesses e momentos de compra, você consegue enviar conteúdos personalizados para o email da pessoa, com o foco de levá-la à próxima etapa do funil de vendas.
A verdade é que 92% das pessoas adultas utilizam email e 61% acessam todos os dia.
Essa é uma das estratégias de inbound marketing com o melhor custo benefício e com a maior possibilidade de gerar um relacionamento eficaz, com uma mensagem personalizada e oportunidades incríveis de conversão!
Uma dica importante: esqueça as listas prontas de contatos que algumas empresas vendem por aí!
Apesar de parecer um caminho fácil para aumentar a sua base de leads, essas pessoas não estão interessadas em seu produto e, provavelmente, seu índice de abertura será muito pequeno.
Construir sua própria base através de estratégias de captação pode parecer um caminho mais lento e difícil, mas com certeza será mais eficaz.
6. Construa presença nas redes sociais
As redes sociais são um elemento importante na sua estratégia de inbound marketing, pois atuam para melhorar o relacionamento com seu consumidor, além de ser um formato eficiente para construir estratégias de mídia segmentada e conteúdo atualizado e rápido.
Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Google+, Pinterest, Snapchat… Existem muitas redes sociais e isso não quer dizer que você precisa estar presente em várias delas.
Cada rede social tem um propósito diferente, e é fundamental analisar alguns itens na hora de escolher e selecionar em quais delas você deve atuar, como:
- qual o diferencial que cada uma oferece;
- como ela se encaixa dentro de sua estratégia de marketing digital;
- em qual delas o seu público está mais presente;
- se você tem condições e equipe para alimentar com conteúdo cada uma delas.
O último item é importante porque não adianta cadastrar o perfil da sua empresa em um milhão de redes sociais e deixá-las abandonadas e desatualizadas.
É bem melhor fazer um trabalho consistente e coerente em poucas e estratégicas do que dividir sua atenção e acabar não fazendo um bom trabalho em nenhuma delas.
7. Preste muita atenção ao mobile
Já não é novidade que o brasileiro utiliza mais o celular do que o computador pessoal para acessar a internet.
Segundo a editoria Abril, aproximadamente 73% dos brasileiros que possuem smartphone não saem de casa sem ele e, para os jovens, é o item mais importante a ser levado a um evento, à frente de documentos e dinheiro.
Suas estratégias de marketing têm acompanhado essa tendência? Existem muitas formas de aproveitar o mobile para impulsionar o inbound marketing.
O primeiro passo é observar se seu site é responsivo e adequado ao acesso através aparelhos mobile.
Todos os seus canais de contato devem estar preparados para receber, com qualidade, os seus visitantes vindos do celular. A experiência do usuário deve ser rápida, simples e de fácil manuseio.
A partir daí, você pode começar a investir em uma comunicação dirigida para os aparelhos mobile, como, por exemplo, publicidade no Whatsapp, sms marketing, propaganda direcionada através de geolocalização, entre outras opções.
8. Aposte nas notificações push
As Web Push Notifications são um novo canal de engajamento com seu público. Por meio delas, você pode comunicar com seus visitantes mesmo quando eles não estão em seu site. Entre os benefícios de utilizar essa estratégia, podemos citar:
- engajamento em tempo real;
- notificações ilimitadas;
- alta taxa de cliques.
Comunicar via push notifications é bem simples e tudo o que você precisa é saber ser persuasivo em cada push enviada.
Trabalhar o inbound marketing é uma excelente maneira de otimizar seus investimentos em marketing de forma eficaz e duradoura, com um plano de ações voltado para a experiência do usuário e relacionamento com seu cliente.
Gostou das nossas dicas? Que tal começar agora a colocar em prática as suas estratégias de Inbound Marketing?
Um bom caminho para começar é construir o seu próprio blog! Aprenda como criar um blog agora mesmo e alavanque sua estratégia.