5 erros para evitar e aumentar as vendas nas lojas online durante o Natal
Todo final de ano é considerado a época de ouro do comércio geral. No caso das lojas online durante o Natal, essa também é uma realidade que se impõe cada vez mais, desde o salto do e-commerce durante a pandemia de covid-19. Em 2022, segundo levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), o Natal deve injetar R$ 66,6 bilhões na economia.
Ainda segundo a pesquisa, 50% pretendem fazer alguma compra pela internet, representando 81,2 milhões de consumidores. Assim, os lojistas de e-commerce encontram uma grande oportunidade de aumentar as vendas e lucrar nesta época do ano. Mas precisam ficar atentos. Muitas pessoas preferem comprar em lojas físicas, como também aponta a mesma pesquisa, ao dizer que 82% das pessoas irão comprar em departamentos como shoppings.
A resposta para essa resistência às marcas virtuais pode estar em alguns erros cometidos pelas lojas online durante o Natal, como site lento ou pouco confiável.
Por isso, para te ajudar a incrementar as vendas neste final de ano, nós separamos os cinco erros mais comuns nas lojas online durante o Natal, bem como possíveis soluções — ferramentas do Pushnews, por exemplo — e outras dicas. Acompanhe!
Por que se vende mais nas lojas online durante o Natal?
Como vimos acima, o Natal é uma grande oportunidade para o comércio. No caso das lojas online durante o Natal, essa também é uma chance, uma vez que o fluxo no site da marca aumenta muito e isso pode ser convertido em vendas.
É que neste período as pessoas estão mais propensas a ser impactadas por anúncios, descontos, produtos de qualidade e outros gatilhos que chamam a atenção e podem virar venda.
O grande problema é que as lojas online durante o Natal ainda enfrentam resistência por parte das pessoas que deixam para comprar de última hora ou confiam mais nas lojas físicas.
A boa notícia é que metade dos consumidores pretende fazer ao menos uma compra virtualmente e é aí que entra o e-commerce, que precisa se posicionar e, quem sabe, com as estratégias certas, conquistar mais espaço entre esses e outros clientes.
Para que isso aconteça, é crucial evitar cinco erros que as lojas online durante o Natal costumam cometer. Confira a seguir os principais!
Os 5 erros mais comuns nas lojas online durante o Natal que atrapalham as vendas
1- Site lento
Liderando a lista de erros mais comuns nas lojas online durante o Natal, o site lento é um real problema. Num mundo tecnológico tão veloz, você acha mesmo que o usuário tem paciência de esperar um site lento carregar?
A sua empresa será certamente prejudicada simplesmente porque não investiu em um site rápido e que se preocupa com a experiência do usuário.
A velocidade de carregamento de um site influencia também no posicionamento no Google. Se seu site demora a ser carregado, com certeza ele não assumirá as primeiras posições das buscas na internet. Será mais difícil encontrá-lo no buscador.
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2- Site não responsivo
Pois é. Mais um problema com site na lista de erros comuns cometidos por lojas online durante o Natal.
Veja, o site é como a loja física em que o cliente navega buscando o que deseja. Ele não quer andar em uma loja em que não se sente confortável, não é mesmo?
A mesma coisa online. Conforme estudo realizado pela Global Consumer Insights, 86% dos consumidores realizam compras por smartphones no Brasil.
Isso mostra a necessidade de sites serem adaptáveis a todo e qualquer tipo de tela, isto é, ser responsivo.
Ao entrar em um site com margens quebradas pelo celular, ou onde as informações não ficam acessíveis de forma fácil, ou que possui uma interface esteticamente ruim, o usuário vai embora.
Se você ainda não está convencido sobre a importância de investir em um e-commerce responsivo, aí vão algumas outras razões:
- Melhora a experiência do usuário;
- Diminui a taxa de rejeição;
- Aumenta as vendas;
- Mais compartilhamentos nas mídias sociais;
- Acessível de qualquer navegador e tela.
3- Descrição insuficiente dos produtos
Veja, esse erro compromete muito as lojas online durante o Natal. Isso porque comprar no mundo digital é o mesmo que não poder testar, provar ou ver “ao vivo”, como se faz nos departamentos, por exemplo.
Dessa maneira, é preciso que as descrições dos seus produtos em seu e-commerce sejam completas, com detalhes, tamanhos, fotos e até vídeos, quando possível. Assim, você consegue sanar as dúvidas dos seus consumidores, além de não correr o risco de perder uma venda por falta de informações.
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4- Poucas formas de pagamento
Hoje em dia, com tantas opções de pagamento, inclusive PIX, é um erro das lojas online durante o Natal possibilitar poucos recursos de pagamento. Algumas chegam a sinalizar que só aceitam algumas bandeiras.
Isso afasta os clientes que buscam descontos em pagamentos à vista, por exemplo. Aliás, seja generoso nos descontos para quem paga por PIX ou no débito, assim você ganha mais e o cliente sai satisfeito.
5- Subestimar o papel do marketing e da automação
O quinto e último erro desta lista de problemas cometidos pelas lojas online durante o Natal é subestimar o poder do marketing e da automação na hora de atrair os usuários.
Independente do e-commerce que você tenha, é muito importante elaborar estratégias de marketing para tornar o seu site conhecido na internet.
Existe um grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, mas há algumas estratégias e técnicas específicas que se destacam e que trazem resultados positivos para as marcas que as utilizam:
- Redes Sociais (posts, anúncios pagos, etc.);
- Marketing de conteúdo (blog, parcerias de guest post, etc.);
- E-mail marketing;
- Notificações e anúncios no próprio site.
Conheça as ferramentas do Pushnews para incrementar as vendas neste final de ano
Agora que você já conhece os principais erros das lojas online durante o Natal, está na hora de achar formas de incrementar suas vendas neste período, não é mesmo?
Vimos que subestimar o poder do marketing e da automação é um grande equívoco que bloqueia novos clientes e que deixa sua marca sem visibilidade.
Por isso, nós desenvolvemos uma forma de chegar ao público certo na hora certa, revertendo abandonos de carrinho e engajando a audiência com taxas de ROI que beiram 15X o investimento!
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