5 tarefas SEO

20 minutos semanais para manter o seu SEO (lista de tarefas)

Você sabe que as técnicas SEO são essenciais, mas você não tem tempo para estar todo o tempo em cima disso.

Eu te entendo…

Muitos especialistas em SEO estão perdendo tempo nas centenas de tarefas diferentes por semana e não conseguem dar foco às outras pequenas prioridades.

Mas se verificar os problemas técnicos mais importantes de SEO semanalmente, vai conseguir gerar um enorme ROI (retorno de investimento).

Já estou escutando os argumentos dos especialistas de SEO – “é impossível conseguir fazer isso em 20 minutos por semana”

Concordo com isso.

O ponto desse guia é demonstrar como é possível monitorizar os maiores problemas num nível superior, e fazer o diagnóstico de onde deve gastar mais energia nisso.

Por vezes, tudo o que você precisa é um diagnóstico de 20 minutos.

Noutras semanas, o problema pode ser mais sério e aí você tem mesmo que parar tudo e se focar a 100% nos problemas.

Se você está dedicando muito tempo monitorizando seu SEO, estará prestes a obter um grande aumento de eficiência seguindo esse fluxo de trabalho semanal.

O objetivo principal do SEO é aumentar visitas e existem diversas formas de fazer isto. Push Notification é uma excelente alternativa para conseguir resultados rápidos, prova disso é o Vida Ativa, eles conseguiram aumentar o tráfego mensal em 14%!

Visão da consola de busca (10 minutos)

Não há melhor lugar para começar do que ir até à consola de busca para dar uma olhada geral em tudo. Os dados são diretos da Google, o painel foi construído para você e você já tem tudo configurado para a sua conta.

O que estamos buscando são aqueles erros gritantes.

Não estamos entrando em detalhes em cada página para analisar o movimento de palavras-chave.

Estamos buscando os maiores obstáculos.

Comece pelo “Overview”:

Pergunte a você mesmo:

  • No sumário da “Performance”, tem alguma queda drástica no tráfego que achou fora do comum? Quedas abundantes podem indicar um problema técnico de SEO em todo o site.
  • No resumo da “Coverage”, você tem picos em “Páginas com erros”? Se você não olha para estas informações faz algum tempo, deverá fazer uma análise mais aprofundada dos últimos tempos.
  • Nas visões gerais de aprimoramento, busque por picos para cima e para baixo em recursos como AMP, perguntas e respostas, usabilidade do celular e muito mais. Eles estão se movendo como o esperado? Se você reparar em irregularidades, faça uma busca detalhada.

Em seguida, vá na secção de Coverage:

Isto é a base da indexação.

A nova consola de busca da Google lançou informações muito úteis sobre erros de indexação e rastreamento e destaca os problemas mais importantes.

A melhor coisa a buscar é a visualização de erro padrão e aí você desejará ler as linhas na seção “Details”. Examine linha a linha e observe a coluna de tendências. Se algo parecer fora do normal analise e faça o diagnóstico.

De seguida, vá na secção do “Sitemap”:

Isso fornece muitas informações sobre o mapeamento do seu site e páginas correspondentes, além disso é mais útil se você tiver vários mapeamentos de site que representem diferentes intervalos de páginas no seu site.

Você quer dar uma olhada na coluna “Last read” para confirmar que foi rastreado recentemente, estes rastreios variam de acordo com o seu site.

Em seguida, você deverá verificar a coluna “Status” para ver os erros destacados. Tome nota para tomar uma ação caso tenha aumentado repentinamente desde a semana anterior..

Finalmente, pule para as “Manual actions”:

Essa aí é importante. Se você estiver fazendo tudo certo, isso vai, raramente ou nunca, apresentar ações manuais listadas.

É bom dar uma olhada semanal para ficar descansado. Caso haja alguma ação, você irá querer descobrir isso antes que o seu gerente!

A “Search Console” tem muita informação e você poderia perder dias pesquisando cada relatório. Essas verificações principais representam os painéis de resumo mais importantes a serem verificados semanalmente.

Revisar brevemente cada uma dessas seções e fazer anotações pode ser feito em apenas 10 minutos por semana. Mas investigar os problemas encontrados exigirá muito mais pesquisas.

Verifique o Robots.txt (2 minutos)

É um dos mais poderosos pequenos erros em SEO: o arquivo robots.txt.

Alguns sites pequenos têm uma ou duas linhas no ficheiro, sites de afluência massiva têm configurações incrivelmente complexas.

Normalmente, um site vai ter poucas linhas e raramente muda de semana para semana.

O maior e pior problema a buscar é pela linha do não autorizado “Disallow”.

No pior cenário, como em um relançamento de um site ou numa atualização de site por parte da sua equipe de desenvolvimento, isso será alterado para “Disallow: /” da seguinte forma:

The 20-Minute Technical SEO Workweek

Mas se for uma semana normal, não haverá alterações e deve levar somente um minuto. Cada site tem uma configuração diferente, semanalmente, você deverá garantir que nada tenha sido alterado por engano.

Reveja a velocidade da sua página no Google Analytics (3 minutos)

Para uma análise de velocidade da página em todo o seu site, passamos para o Google Analytics.

Vá a “Behaviour” > “Site Speed” > “Overview” e irá ver isso:

A recomendação é comparar os últimos 7 dias com os 7 dias anteriores para ver se identifica grandes mudanças.

Para mais detalhe, deverá ir nas sugestões de velocidade para ter cronometragens de página-a-página e sugestões:

O objetivo aqui é entender se algo deu errado na última semana. Para realizar uma ação você deverá testar páginas individuais com outras ferramentas.

Há inúmeras ferramentas fáceis de usar que permitem ir mais longe e diagnosticar velocidades específicas de problemas em páginas. Uma das maiores novidades da Google é o lançamento da “Lighthouse”  que pode correr no Chrome Devtools.

Para uma implementação mais avançada, Simo Ahava mostra como auditar vários sites no Lighthouse em escala.

Reveja o SERP (3 minutos)

Não há nada melhor do que colocar a mão na massa nos resultados reais de pesquisa.

Gianluca Fiorelli disse melhor:

The 20-Minute Technical SEO Workweek

Traduzido: “Me surpreende bastante quantos gerentes de SEO raramente olham para a SERP, mas fazem isso através dos olhos de uma ferramenta! Olha para ela e você irá:
1) ver claramente a intenção de pesquisa detetada pela google
2) ver como formatar seu conteúdo
3) encontrar oportunidades de SEO na própria SERP”

Por muito que a gente goste de ferramentas, é importante olhar a realidade da coisa.

Perca um minuto e pesquise no google “site:[seusite].com” assim:

Busque por:

  • Número real de páginas indexadas.
  • Qualquer spam ou páginas invadidas que possam aparecer
  • Páginas fora do comum nos seus sitelinks
  • Ocorrências estranhas, como páginas que não deveriam estar indexadas.

Se você verificar as SERPs semanalmente você irá dormir melhor à noite.

Verifique seu site visualmente (2 minutos)

Continuando no fenômeno anterior de não verificar os SERPs, é muito comum que os profissionais de SEO adotem ferramentas de análise em vez de verificarem manualmente o site.

Sim, não é tão escalável verificar o site manualmente, mas é necessário detetar alguns problemas óbvios que podem ser perdidos ou não detetados no relatório de uma ferramenta.

Para manter isso em dois minutos, você precisará testar rapidamente algumas das suas principais páginas.

Comece na página inicial e procure algo claramente quebrado. Clique em todo o site, verifique diferentes tipos de páginas procurando por algo desativado.

Aqui, a gente acaba não fazendo com a frequência que gostaríamos, mas a verdade é que ainda esta semana pegamos um erro gravíssimo na nossa home que já devia estar assim faz algum tempo.

Novamente, isso é uma ótima prática para fazer semanalmente como um check-up de alto nível. Você se sentirá muito melhor sabendo como fazer seu site vender mais e não dependendo de alguma ferramenta de terceiros.

Conclusão

Para concluir, esse fluxo de trabalho é uma ótima maneira de obter rapidamente uma impressão do seu SEO técnico em apenas 20 minutos por semana. Se você não deu uma olhada nesses problemas em meses, é bom entrar num ritmo saudável ao invés de ficar sobrecarregado.

Naturalmente, levará muito mais tempo para resolver os problemas encontrados e realmente fazer os resultados acontecerem em seu site.

Eu também te recomendo fazer uma auditoria periódica completa de SEO técnico do seu site para obter um diagnóstico completo e descobrir problemas mais profundos.

Este artigo foi traduzido da sua versão original:
https://www.searchenginejournal.com/the-20-minute-technical-seo-workweek/289403/